A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Destaques - Milho

CONVICÇÃO absoluta no milho

Perspectivas positivas no cereal fazem a SLC Agrícola ampliar em 10% o plantio em 2016/17, para mais de 73 mil hectares

A Granja do Ano — Quais são os objetivos da SLC Agrícola para o milho na safra 2016/17?

Aurélio Pavinato — Na SLC Agrícola, o nosso milho é de segunda safra. A segunda safra é uma excelente alternativa de rotação/ sucessão de culturas e de diluição de custos fixos. A safrinha de milho é cada vez mais relevante no Brasil. Em 2015/16, a segunda safra representou 62% da produção de milho e a tendência é de ser cada vez mais predominante em relação ao milho safra. Teremos expansão na nossa área de milho para 2016/17, acima de 10%. Na safra 2015/16, plantamos 66,9 mil hectares de milho.

O milho vive um bom momento em relações a preços e exportações. Quais as perspectivas da empresa para o cereal nos próximos meses?

Os preços do milho foram excelentes em 2016. Atingiram máximas históricas no Brasil. O mercado interno não comprou milho com antecedência em 2015, assim, boa parte da produção foi comercializada com destino à exportação, associado com a redução na produção em 2016 devido à falta de chuvas na safrinha, nesse momento há falta de milho para o consumo interno. Acreditamos que a situação de abastecimento interno deverá se normalizar em algumas regiões somente na metade de 2017.

A empresa cultiva o cereal em diferentes regiões do País. Quais são as melhores para o cereal, tanto na primeira como na segunda safra?

Como o nosso milho é de 2ª safra, plantamos no Maranhão e no Centro- Oeste. Nessas regiões o retorno econômico é muito bom e com inúmeros benefícios agronômicos. Como cultura de 2ª safra, o custo de produção por tonelada é menor do qu...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!