A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Açucar e Etanol

 

Temporada aquecida para o açúcar

Crescimento da demanda e queda significativa nos estoques internacionais projetam cenário de preços globais do açúcar com viés de alta. Para o Brasil, as perspectivas são de produção e embarques maiores e de queda na demanda interna e nos estoques. O etanol vive um ano de queda na demanda

Fábio Rübenich fabio@safras.com.br

A temporada 2015/16 (outubrosetembro) no mercado internacional de açúcar mostra-se muito peculiar, quando analisada sob a ótica dos fundamentos. É a primeira, desde 2008/09, que apresenta déficit de oferta. Segundo estimativas de Safras & Mercado, de julho de 2016, a diferença entre a produção e o John Deere consumo de açúcar no ciclo ainda corrente deve ficar em 8 milhões de toneladas.

Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) estimou um diferencial de 6,8 milhões de toneladas. Para a Organização Internacional do Açúcar (OIA), o déficit somará 6,65 milhões de toneladas, ante uma estimativa prévia que apontara uma diferença de 5 milhões de toneladas. “A nossa estimativa considera os dados de produção mais recentes da Ásia, que não foram levados em conta por entidades como o Usda e a OIA”, disse o analista de Safras & Mercado Maurício Muruci.

De modo geral, o cenário para a temporada é de crescimento na demanda e também na produção, embora em menor escala, com queda significativa nos estoques internacionais, fator esse que deve manter os preços globais do açúcar com viés de alta, segundo Muruci. Para a temporada 2016/17, estimativa do Usda indica que o consumo mundial de açúcar deve atingir o recorde de 173,63 milhões de toneladas, alta de 1,07% no comparativo anual.

Com isso, os estoques finais devem cair 13%, passando de 37,7 milhões para 32,8 milhões de ton...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante desta revista, clique Aqui e Assine Agora!