A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Saúde Animal

Garantia de SANIDADE no rebanho

Criador conta com as soluções da Merial para manter o Brasil entre os líderes da pecuária mundial

A Granja do Ano - Quais são os principais e mais recentes lançamentos da Merial para animais de produção?

Jorge Espanha - O mais recente lançamento da Merial para grandes animais é o antibiótico Zactran, nova tecnologia da Merial, altamente eficiente no combate e na prevenção a doenças respiratórias de bovinos. Trata-se de um antibiótico de última geração com eficácia garantida contra bactérias Gram+, Gram-, aeróbicas e anaeróbicas, com ação muito mais potente. A ação rápida de Zactran é o grande diferencial em relação a outros produtos existentes no mercado, pois ocorre 30 minutos após a injeção subcutânea. A Merial também destaca o antiparasitário Eprinex, produto que representa o seu compromisso com a inovação em prol da cadeia produtiva da carne bovina. À base da exclusiva molécula eprinomectina, Eprinex possibilita carência zero para bovinos tratados contra parasitas internos e externos. Assim, os produtores podem administrar Eprinex até enviar os bovinos de corte para o abate e vacas leiteiras para ordenha.

Quais são os grandes desafios do Brasil quando se trata de saúde animal?

A pecuária brasileira é uma atividade fantástica, cada vez mais focada no profissionalismo e na busca da produtividade. No caso do segmento de corte, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne bovina; em leite, somos o sexto maior fornecedor global. Ano após ano, os indicadores de eficiência melhoram, o que possibilita resultados positivos para os criadores. A saúde animal faz a sua parte, com a oferta de tecnologias que contribuem para o bem-estar e à proteção dos bovinos contra as enfermidades que comprometem o desempenho das atividades. Nesse cenário, o grande desafio é trabalhar com informações corretas para os produtores, mostrando os diferenciais oferecidos pelas novas tecnologias. Além disso, é importante destacar que a saúde animal representa no máximo 3% dos custos de produção na pecuária. Isso significa que custa muito pouco fazer um programa sanitário, evitando o aparecimento de enfermidades e contribuindo para o melhor desempenho dos animais.

Como foi o comportamento do mercado de saúde animal no ano passado e quais as expectativas para este ano?

O mercado brasileiro de produtos para saúde animal cresce em ritmo moderado, mas constante. Estamos falando em um negócio de cerca de R$ 4 bilhões por ano, com muito potencial de crescimento exatamente porque a indústria está comprometida com o desenvolvimento de novas tecnologias para colocar à disposição dos criadores. Em 2015, o mercado avança positivamente, porém, deve crescer um pouco menos devido à limitação de crédito, entre outros motivos.

Quais são os projetos e investimentos da Merial para este ano e para os próximos anos?

A Merial é uma empresa reconhecida pelo mercado por seu foco na pesquisa e inovação. Nesse sentido, estamos trazendo medicamentos ainda mais eficientes, além de aplicar nossa linha de produtos – atualmente, temos a mais completa linha de antiparasitários do mercado. Paralelamente, investimos em programas de relacionamento, como o Soma, que contribui para a obtenção de melhores resultados dos nossos clientes, revendedores e pecuaristas.

Jorge Espanha é diretor-presidente da Merial para o Brasil, Bolívia e Paraguai

Destaque, também, à nova fábrica de vacina contra febre aftosa, planejada segundo os mais atuais conceitos de biossegurança e a mais moderna do País, que transformará o Brasil em plataforma de exportação da vacina. A nova fábrica de vacina contra febre aftosa e a unidade de fabricação de NexGard representam investimento de R$ 190 milhões da Merial. Trata-se de um aporte muito relevante da empresa, que aposta no mercado brasileiro em um momento em que avança a desindustrialização.