A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Adubos e Corretivos

NUTRIÇÃO que fortalece a planta

Acompanhando o crescimento do mercado de fertilizantes, a Yara investe para oferecer soluções competitivas ao produtor

A Granja do Ano - Qual a avaliação deste ano para os negócios da Yara? Lair Hanzen - Este ano está sendo bom para a empresa no Brasil, acompanhando o crescimento do mercado agrícola e do setor de fertilizantes. A safra 2013/14 mostrou resultados positivos, o que reforça a necessidade e a importância, cada vez maiores, de se adotar a tecnologia no campo, o que favorece muito a estratégia de diferenciação e inovação da Yara. O Brasil posiciona-se para ser o celeiro do mundo e a Yara aposta no País, com soluções competitivas e sustentáveis para todos os tipos de culturas e solos brasileiros. Também neste ano, demos mais um passo importante nas operações no Brasil ao reinaugurarmos a Unidade Misturadora de Porto Alegre/RS, a mais moderna unidade misturadora de fertilizantes do País e com capacidade anual de mistura de 700 mil toneladas. Com excelência operacional e de segurança, além da inovação e tecnologia aplicadas na construção, nos equipamentos e nos processos de descarga, armazenamento, mistura, ensaque e carregamento, a unidade garante agilidade no serviço de atendimento ao cliente, reduzindo o risco de contaminação e aumentando a qualidade do produto final.

Lair Hanzen é presidente da Yara Brasil

Quais são os principais projetos da empresa programados para os próximos meses?

O principal investimento da Yara no Brasil é a inauguração, nos próximos meses, da nova Unidade Misturadora de Fertilizantes de Sumaré/SP, que abastecerá, principalmente, o Estado de São Paulo, em culturas como cana-deaçúcar, citros, hortaliças e milho. O principal plano da Yara no Brasil é o de contribuir para o crescimento da agricultura brasileira de maneira sustentável, com forte valor agregado ao agricultor, seja pelo know how que disponibiliza ao agricultor ou pela qualidade superior de seu portfólio. Como líder doméstica do mercado de fertilizantes, a Yara está preparada para apoiar a evolução no campo e o desenvolvimento do País. Por representar hoje cerca de 1/3 do faturamento mundial da Yara, a empresa continuará investindo no Brasil com foco em três pilares: segurança, meio ambiente e produtividade.

Como está o comportamento do mercado de fertilizantes no País?

O mercado de fertilizantes está cada vez melhor no País, com recorde de entregas ao produtor e um crescimento de cerca de 5% ao ano. Em 2013, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), as vendas de fertilizantes no Brasil registraram 31,08 milhões de toneladas, um crescimento de 5,2% em comparação com o ano anterior. Já no primeiro semestre de 2014, as entregas chegaram a 12,98 milhões de toneladas contra 12,15 milhões de toneladas no mesmo período de 2013, uma alta de 6,9%. Além disso, o Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo, o que representa aproximadamente 6% da demanda mundial.

Considerando o segmento de nutrição de plantas, quais são as principais demandas e desafios da agricultura brasileira?

O Brasil é um país muito grande e está localizado em uma região tropical (regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e subtropical (região Sul), com os solos muito lavados pelas chuvas, resultando em baixa fertilidade em nutrientes para as plantas. Para a produção de alimentos, é fundamental o fornecimento de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), o famoso NPK, além de cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes como boro, cobre, manganês e zinco. Nenhuma planta consegue crescer e produzir normalmente se os solos não fornecerem os nutrientes necessários em quantidades adequadas. Dessa forma, o Brasil é um celeiro mundial de alimentos, mas que necessita de nutrientes fornecidos pela adubação mineral para desempenhar o seu papel com respeito ao meio ambiente e sem utilização de nossas florestas. Para apoiar o produtor na busca por uma nutrição adequada, a Yara oferece seus Programas Nutricionais, que garantem o preciso suprimento de nutrientes às culturas por meio da combinação de fertilizantes em diversas etapas do cultivo, um portfólio completo e a competência na aplicação.