A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Implementos Agrícolas

Tecnologia que auxilia a RENTABILIDADE

Equipamentos desenvolvidos pela Stara são projetados para facilitar o uso da agricultura de precisão e impulsionar a produtividade nas lavouras do País

A Granja do Ano - A Stara vem conquistando um crescimento importante, tanto no Brasil, quanto no exterior. Como você avalia o trabalho da empresa nesses 54 anos de história?

Gilson Trennepohl – Sempre é decisivo para o crescimento de uma empresa o compartilhamento dos seus objetivos com toda a sua equipe, sejam fornecedores, revendedores ou colaboradores. E a Stara vem aprimorando essa ligação na cadeia e compartilhando seus objetivos. A cada ano isso se torna mais concreto e latente. O resultado disso é que a Stara destaca-se em um universo de empresas que são multinacionais como uma empresa que tem filosofia de empresa brasileira, mas com estratégias de multinacional. Podemos dizer que temos jeito de empresa pequena, mas com pensamento de gente grande.

Quais são as principais conquistas e novidades da Stara neste ano de 2014?

O principal é que este ano é de consolidação de um trabalho realizado nos últimos dez anos. Consolidação que leva ao aprimoramento de toda a equipe de colaboradores, revendedores e fornecedores. É um ano de entrada em uma nova etapa, em que estamos nos direcionando para um sistema avançado de aplicativos e produtos para gestão e processamento de dados. Uma nova fase que coloca a empresa em um universo de informações muito mais ricas e em tempo real. A informação mais rápida que facilitará a tomada de decisão e a gestão de toda a empresa, do fornecedor ao cliente. Estamos investindo um valor extraordinário de recursos nesse avanço, mas colocamos a Stara em outro patamar, e a empresa posicionase para disputar mercado nos próximos 20 anos. Com a implantação do sistema de gestão SAP (System Analysis and Program Development) por meio da empresa T-Systems, pretendemos garantir a qualidade das informações e suportar o crescimento da Stara. A ação integra o Projeto Íris, que surgiu para analisar e compreender os processos de todos os departamentos da empresa, para que seja possível identificar as melhores práticas e documentá-las, melhorando assim as conexões entre os setores e, consequentemente, gerando benefícios tanto para os colaboradores como para a organização. Desde setembro de 2012, quando o projeto começou a ser implantado, já passou por várias fases, como mapeamento dos dados e escolha do sistema. A previsão de conclusão da implementação do SAP é dezembro deste ano.

E quais são os principais objetivos e projetos da empresa para os próximos anos?

Entre os nossos principais objetivos estão a consolidação da linha de tratores e o avanço em produtos voltados à agricultura de precisão. Nos esforçamos para simplificar a agricultura de precisão para que o produtor possa trabalhar com menor complexidade. Nossos equipamentos também são direcionados para que o produtor consiga fazer “mais com menos”, para que a sua área cultivada possa gerar maior produtividade com redução de custos. Esse é o processo que faz com que o alimento chegue até o consumidor com preços competitivos e também é o processo que pode fazer com que o Brasil se consolide como um fornecedor de alimentos baratos para o mundo.

Gilson Trennepohl é diretor presidente da Stara

Entre a linha de equipamentos da Stara, o que os produtores podem esperar de novidades nas próximas safras?

Queremos manter nossa estratégia de produzir máquinas inteligentes, cada vez mais à prova de erros. Nosso objetivo é sempre trabalhar com qualidade e padrão de primeiro mundo, mas como uma empresa brasileira, familiar e com visão empresarial. Nossos produtos sempre são desenvolvidos com o apelo maior da tecnologia. O produtor precisa receber a informação de forma precisa e coerente para que tenha facilitado o seu trabalho de conquistar a melhor rentabilidade possível.