A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Pneus

ESPECIALISTA em agronegócio

A Titan, que é detentora da marca Goodyear Farm Tires, disponibiliza ao mercado agrícola 40 medidas de pneus radiais

A Granja do Ano — Quais foram os principais lançamentos recentes da Titan para o mercado agrícola brasileiro e quais são suas principais características?

Luiz Marthe — A Titan, detentora da marca Goodyear Farm Tires, disponibiliza ao mercado agrícola nacional 40 medidas de pneus radiais. Em 2013, a empresa lançou dez medidas radiais e seguiu aumentado este portfólio. Também lançou quatro novas medidas para uso em equipamentos acima de 140 hp, visando atender, cada vez mais, as necessidades e tendências do mercado e das montadoras de equipamentos agrícolas. A família DT824 foi ampliada com a medida 600/ 65R28, e a nova linha DT924 foi lançada com duas medidas, 710/70R42 e 480/70R34. Em 2013, a marca reforçou sua linha de pneus Super Arrozeiro II, com uma nova medida para a colheita, 20.8-38, com capacidade de carga de 14 lonas e desenho da banda de rodagem exclusivo “Garra-Sete”, que facilita a autolimpeza, reduz a patinação e melhora o consumo de combustível. A Goodyear Farm Tires apresentou com exclusividade na Agrishow 2014 o Superflot Radial, desenvolvido para atender as necessidades do produtor rural de minimizar a compactação do solo causada por equipamentos agrícolas cada vez maiores e mais pesados. O novo modelo completa a linha de pneus de mesmo nome que, ao contribuir para reduzir a compactação do solo, favorece o crescimento das raízes, aumentando a produtividade no campo. Esse modelo foi desenvolvido especialmente para aplicações em transbordos de cana com eixos livres e implementos e eixos trativos de caminhão de transbordo. Outros lançamentos são os pneus radiais 710/ 70R38 DT924, para tratores de acima de 140 cv, e 380/80R38 DT800, para pulverizadores autopropelidos.

No mercado de pneus agrícolas no Brasil, quais são os diferenciais da Titan?

O diferencial mais representativo da marca Goodyear Farm Tires, e que a torna única no mercado de pneus, é o fato de o agronegócio ser um dos principais focos do grupo Titan. A partir dessa premissa, pode-se considerar que todo o trabalho de planejamento feito pelas áreas técnicas e de inovação tem como ponto central desenvolver tecnologias que atendam as necessidades da produção no campo. Dessa forma, as linhas de produtos Goodyear Farm Tires seguem em desenvolvimento. Periodicamente, surgem novas demandas vindas das equipes que atuam em campo, acompanhando a percepção dos clientes sobre o desempenho do pneu versus geração de melhores resultados com menor custo operacional. Essas demandas são analisadas internamente e, constatada a viabilidade técnica de produção, são desenvolvidos novos modelos e medidas customizadas para a realidade do produtor rural brasileiro.

E quais são as necessidades mais específicas em pneus na agricultura brasileira que a Titan procura atender?

O Brasil e outros países da América Latina são mercados de extrema relevância para o grupo Titan. Sendo assim, a unidade brasileira está dentro dos planos de investimento, recebendo recursos e suporte da matriz para desenvolver e lançar produtos específicos para esses mercados. Ao contrário do Hemisfério Norte – que conta com apenas uma safra por ano, grandes extensões de terra e a necessidade de produzir dentro do menor espaço de tempo -, no Brasil, a realidade é outra. Aqui, se produz o ano inteiro, três safras por ano, as realidades de cultivo são muito distintas e o serviço é pesado. A experiência tem mostrado à indústria que, na grande maioria dos casos, a nacionalização da produção dos pneus é necessária para se conseguir o resultado desejado no campo. O resultado prático disso é verificado no dia a dia com a crescente oferta de modelos e medidas nos últimos anos. Apenas em 2013 foram lançadas 56 novas medidas de pneus que são utilizados em tratores, colhedoras e pulverizadores.

Luiz Marthe é diretor de Vendas e Marketing para a América Latina