A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Tratores

TECNOLOGIA a serviço da precisão

Tratores da Massey Ferguson são projetados para oferecer ao produtor a eficiência que o campo exige

A Granja do Ano - De que maneiras a Massey Ferguson busca constantemente a inovação nos seus produtos sem deixar de lado a tradição que acompanha a marca?

Carlito Eckert - Há mais de 50 anos no Brasil, nossa marca tem sido um símbolo de orgulho e conquistas. Para dar continuidade a esse legado, valorizamos a troca de informações e de experiências no mundo inteiro, aprendendo, pesquisando e lançando novas tecnologias. Fomos pioneiros na América do Sul quanto a equipamentos para agricultura de precisão, oferecendo monitoramento eletrônico de colheita. Itens antes considerados opcionais, estão cada vez mais saindo de fábrica como componente standard de nossos produtos, como piloto automático, levantamento de produtividade por hectare ou dispositivos que controlam a semeadura de grãos. Nosso portfólio contempla ainda, além dos tratores, colheitadeiras, pulverizadores autopropelidos, implementos, equipamentos para fenação e forragem e para agricultura de precisão. São produtos robustos, confiáveis e com ampla aceitação no mercado. Acreditamos em tecnologia a serviço da precisão e da eficiência no campo!

Quais são os mais recentes destaques em tratores Massey Ferguson para os produtores brasileiros?

A nossa nova série de tratores MF 6700 R Dyna-4 reflete toda a dedicação em pesquisa da marca, que se traduz em um conceito único e diretamente voltado ao aumento da produtividade no campo. Esses novos lançamentos vêm se juntar com a já consagrada Linha MF Dyna-6. A inovação faz-se presente em seu câmbio semiautomático Dyna-4, o que há de mais eficiente e operacional nessa categoria de tratores, além de sua cabine ampla e ergonomicamente desenvolvida para proporcionar uma sensação ímpar de bem-estar e conforto ao longo de uma jornada diária de trabalho. Também podemos destacar o novo design da série MF 4200, a mais vendida do Brasil, que valoriza a tendência mundial da marca, com uma nova grade frontal e faróis que remetem a um visual mais moderno e agressivo.

Quais características foram incorporadas aos tratores nos últimos anos atendendo as demandas dos produtores brasileiros?

Podemos destacar o trator MF 7415, que faz parte da série MF 7000 Dyna-6, e apresenta a perfeita integração entre modernidade, tecnologia e rentabilidade. O principal destaque fica por conta da transmissão inteligente Dyna-6, que permite programação prévia e troca automática de marchas para determinada faixa de rotação e velocidade, proporcionando alto desempenho aliado à economia de combustível. Esse sistema também não exige acionamento de embreagem para a troca de marchas, aumentando a eficiência operacional. As máquinas da série MF 7000 Dyna-6 proporcionam alto rendimento e produtividade durante a operação de preparo de solo e plantio aos produtores para as principais culturas da região: milho, feijão e soja. Vale ressaltar ainda nossa série dos maiores e mais tecnológicos tratores: a MF 8600. Com modelos de 320 e 370 cv de potência, é a única no País com transmissão continuamente variável, o mesmo conceito que leva conforto e economia de combustível aos carros mais modernos vendidos no mercado mundial.

Carlito Eckert é diretor de Vendas da Massey Ferguson

O ano passado foi de recordes para a safra brasileira e para a indústria de máquinas agrícolas. Para este ano e para a safra 2014/2015, quais são as expectativas, considerando os cenários no Brasil e no mercado internacional?

O saldo positivo de 2013 para as vendas de máquinas agrícolas no mercado interno, em especial os segmentos de tratores e de colheitadeiras, foi fruto de uma conjunção favorável de importantes fatores de mercado e de uma produção elevada no campo. As perspectivas para os produtores rurais permanecem boas, sobretudo na relação dos preços e volumes da produção agrícola. Já a expectativa de venda de máquinas agrícolas para este ano é de um cenário de estabilidade, que deverá fechar em um patamar mais próximo ao registrado no ano de 2012.