A Granja do Ano – 33 anos da melhor prestação de informações e serviços ao profissional do campo.

Radiografia das principais atividades agrícolas, relação de instituições e empresas do agronegócio brasileiro.

Vinhos

Qualidade SEM FRONTEIRAS

A Miolo Wine Group é a principal exportadora de vinhos do Brasil e já está presente em 32 países

A Granja do Ano — Quais os principais lançamentos em vinhos e espumantes da Miolo Wine Group nos últimos 12 meses?

Gabriela Zenatto Jornada — A Miolo lançou nos últimos meses as novas embalagens do espumante Terranova Moscatel e do vinho tinto Miolo Gamay 2014. Este último chegou ao mercado em abril, sendo o primeiro vinho tinto da safra deste ano da Miolo Wine Group. O resultado da safra, aliado a investimentos em tecnologia e manejo realizados nos últimos anos, tem proporcionado a cada ano o aumento da qualidade do varietal, que tem como marcas a leveza e a jovialidade. Tradicionalmente investimos na criatividade dos rótulos que vestem a garrafa do Gamay, e neste ano não foi diferente. Seguindo a linha de telas assinadas por artistas brasileiros, retratando alegria, festividade e brasilidade, a Miolo elegeu em 2014 a mais importante obra da artista Tarsila do Amaral para ilustrar o novo rótulo: “Abaporu”, a arte mais importante já produzida no País. Decidimos inovar também na embalagem e na comunicação visual do espumante Terranova Moscatel, atendendo as premissas de um consumidor antenado e conectado. Embora o novo rótulo mantenha alguns elementos do antigo modelo, para facilitar a identificação do produto na gôndola, sua roupagem ficou mais elegante e moderna. O novo projeto de packaging foi desenvolvido pela agência B+G, de São Paulo. A grande novidade do Terranova Moscatel, entretanto, não é somente o seu novo layout, e sim uma estratégia digital inédita que adotamos no segmento, assinada pela Zorzo Design Estratégico, que potencializa a embalagem como ferramenta de divulgação e geradora de diferencial competitivo. O consumidor pode baixar gratuitamente o aplicativo Miolo Terranova Moscatel na Google Play, apontar a câmera para o rótulo e ver em seu smartphone ou tablet, através da tecnologia de Realidade Aumentada, o boneco Moscateiro, mascote da marca, descolarse do rótulo, dançar e interagir.

Gabriela Zenatto Jornada é gerente de Marca da Miolo Wine Group

A Miolo bateu recorde em vendas para o mercado externo em 2013 e recebeu o Prêmio Exportação RS. O que justifica e também o que representa essa conquista?

O Prêmio Exportação RS é o reconhecimento à visão estratégica das empresas que contribuem para o fortalecimento socioeconômico do Estado e do País. É, portanto, uma honra para a Miolo recebê-lo. Os vinhos e espumantes Miolo estão presentes em mais de 32 países, nos cinco continentes.

E quais as outras recentes premiações e as conquistas da empresa que você gostaria de ressaltar?

Em abril deste ano, em São Paulo, ocorreu o Painel de Avaliação de Espumantes do Hemisfério Sul. As degustações foram conduzidas pelo jornalista inglês Steven Spurrier, consultor, produtor e degustador internacional e uma das personalidades mais respeitadas no mundo do vinho. O Miolo Millésime Brut foi eleito pelo júri o melhor espumante na sua categoria. Elaborado pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, o Millésime é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir. Possui o selo de “Denominação de Origem Vale dos Vinhedos” (DOVV) e é amplamente premiado, nacional e internacionalmente.

Quais são os principais mercados externos da empresa e qual foi o volume e valor exportados em 2013? Como foi o crescimento ante o ano anterior?

A Miolo segue na liderança brasileira na exportação de vinhos finos, pelo sétimo ano consecutivo, com resultados que superam o recorde histórico da empresa. No primeiro quadrimestre de 2014, houve um crescimento de 375% no faturamento das exportações com relação ao mesmo período do ano passado, o que corresponde a 1,8 milhão de dólares vendidos.