Glauber em Campo

 

UM PAÍS REFÉM DE EGOS

GLAUBER SILVEIRA

Tenho acompanhado a política externa brasileira e o marketing que fazemos de nosso País mundo afora. Nos últimos 20 anos, o que observei foram muitas lideranças políticas em fóruns internacionais falarem mal de nosso próprio País. Na questão ambiental, fomos campeões em ficarmos refém de ONGs que se prestavam a acusar o Brasil de culpado pelas mudanças climáticas, apesar de termos mais de 60% de todas nossas florestas preservados. Ou seja, fomos eficientes em contribuir com aqueles que denegriam nossa imagem, o que deveria ser o contrário.

Sempre critiquei aqueles que se prestavam ao desserviço à nossa nação. Mesmo o Governo brasileiro de forma geral foi muito ineficiente em abrir mercados e vender nossa imagem positiva e de nossos produtos mundo afora. Dessa forma, o setor privado, de maneira organizada com suas associações e representações, fizeram esse trabalho junto aos mercados internacionais, haja vista o exemplo do algodão, da laranja e de outros produtos.

Neste último ano, o Governo brasileiro iniciou um excelente trabalho buscando abertura de mercado externo através do Ministério da Agricultura. O ministro Blairo Maggi e uma comitiva de representantes de diversos setores exportadores como milho, soja, algodão, carnes, frutas, etc., se esforçaram por meses mostrando para os principais importadores, em particular o mercado asiático, o potencial e a qualidade dos produtos brasileiros.

Infelizmente, assistimos todo esse trabalho e, pior, a imagem dos produtos e a imagem da seriedade brasileira serem expostos negativamente em nível mundial devido à divulgação, pela Polícia Federal, da Operação Carne Fraca. As investigações apontam para irregularidades na fiscalização da carne brasileira, a denúncia de um esquema entre frigorífi...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_445/glauber+em+campo_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422