Materia de Capa

 

Retomada nos ARROZAIS

A safra de um dos alimentos mais tradicionais na mesa dos brasileiros voltará à normalidade no atual ciclo. Depois de uma temporada de perdas provocadas pelo El Niño, o arroz recupera produção, apesar de um pequeno recuo na área plantada. Consequência do incremento na produtividade, favorecida pelo clima e pelas inovações em cultivares, manejo e práticas sustentáveis. As perspectivas quanto à rentabilidade, no entanto, ainda estão cercadas de incerteza, já que o incremento na colheita poderá afetar os preços do grão no mercado.

Denise Saueressig
denise@agranja.com

Os produtores brasileiros cult ivaram menos arroz na safra 2016/2017. O plantio recuou 3,3%, para 1,94 milhão de hectares. A variação negativa se deve à redução em áreas de sequeiro, que somou 19,8%, segundo levantamento divulgado em fevereiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por outro lado, as áreas irrigadas têm incremento estimado em 4%. A produtividade média nacional é calculada em 6.108 quilos por hectare, volume 15,7% acima dos 5.280 quilos do ciclo passado, quando o excesso de chuva fez estrago principalmente no Rio Grande do Sul, que responde por cerca de 70% do cereal produzido no País.

Nesta safra, os gaúchos estão apostando na recuperação da lavoura. Segundo a Conab, a área cultivada no estado cresceu 2,3%, chegando a 1,1 milhão de hectares, muito próxima da projeção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que fala em 1,099 milhão de hectares. A colheita nos campos gaúchos deverá alcançar os 8,4 milhões de toneladas, com um rendimento médio esperado de 7,7 mil quilos por hectare, 12,6% acima do que foi registrado em 2015/2016. O crescimento no principal estado produtor vai elevar a safra brasileira em 11,9%, para 11,8 milhões de toneladas.

...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_442/materia+de+capa_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422