Agricultura Familiar

 

DIVERSIFICAÇÃO que faz bem ao produtor de tabaco

Iro Schünke, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco)

Produto de inquestionável importância no agronegócio brasileiro, o tabaco, além de manter o homem no campo com qualidade de vida, é a principal fonte de receita para centenas de municípios. Em muitos deles, é a mola propulsora do desenvolvimento. Atualmente, a cultura do tabaco está presente em 574 municípios da Região Sul, envolve mais de 144 mil famílias de agricultores, e 576 mil pessoas no meio rural. De acordo com dados da safra 2015/16, os 293 mil hectares plantados resultaram em 539 mil toneladas produzidas.

Ao deixar a casa do produtor, o tabaco passa por um processo de beneficiamento que envolve cerca de 40 mil pessoas em indústrias altamente qualificadas, localizadas em sua maioria na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Depois de ser classificado, destalado, fragmentado e umidificado, o tabaco forma um blend específico e está pronto para o seu destino final. Historicamente, mais de 85% da produção é exportada para 90 países, colocando o Brasil na primeira posição do ranking mundial de exportação desde 1993 e gerando uma intensa movimentação logística, acarretando em milhares de empregos diretos e indiretos.

Enquanto esse processo todo acontece nas indústrias, a lavoura descansa. Ou não. Há várias décadas, o setor incentiva os produtores a não deixarem ociosos esses valiosos espaços, orientando-os para a diversificação. O reflorestamento, por exemplo, é uma dessas atividades. Já nos anos 1970, o cultivo das árvores ganhou destaque por complementar renda, preservar as matas nativas e auxiliar na cura do tabaco.

Outro exemplo é o cultivo de milho, feijão e, mais recentemente, pastagens. Conduzido pelo SindiTab...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_439/agricultura+familiar_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422