Agricultura Familiar

PEIXES: agregação de renda só com profissionalismo

Médico veterinário Luiz Rodrigo Mota Vicente, coordenador de Aquicultura e Pesca da Epagri em Tubarão/SC

A aquicultura vem crescendo a passos largos no País e no mundo. Isto é visível para quem trabalha no setor e para os leigos que acompanham notícias massificadas pelos meios de comunicação. Além da maricultura, a piscicultura continental foi impulsionada nos últimos anos em Santa Catarina, destaque para algumas espécies de peixes como as tilápias do nilo (Oreochromis niloticus), com produção de 30,3 mil toneladas (71,21%), seguidas pelas carpas, com 9,6 mil toneladas (22,57%). Em menor volume são produzidos jundiás (Rhandia quelen), com 800 quilos, (1,74%) e truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss), com 700 quilos (1,64%).

Apesar de todo o crescimento da piscicultura catarinense, os entraves ainda são enormes. Dentre eles, um dos mais importantes – por refletir desde a escolha da atividade, até sua implementação – é a dificuldade e a morosidade na regularização das áreas de cultivo pelos organismos ambientais, o que implica em atraso e impedimento na aquisição de crédito agrícola para investimentos e custeio da atividade, onerando a produção e perdendo competitividade.

Em 2015, Santa Catarina produziu 42,8 mil toneladas de peixes de água doce, 17,4 mil toneladas de mexilhões, 3,03 mil toneladas de ostras, 38,8 mil quilos de vieiras e 227,5 mil quilos de camarões marinhos. Muito disso se deve à assistência técnica e extensão rural e também à pesquisa agropecuária executadas pela Epagri nos últimos 60 e 40 anos, respectivamente.

A piscicultura continental destaca-se como atividade complementar ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_437/agricultura+familiar_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422