Vitrine

 

EM NOSSAS PÁGINAS A SOJA FOI SEMPRE BEM VINDA

A soja surgiu na China e chegou ao Brasil pela Bahia, em 1882, por obra do professor Gustavo Dutra, da Escola de Agronomia da Bahia. No início, era mais uma forrageira para o gado e um grão para alimentar porcos. Mais tarde, no Rio Grande do Sul, em rotação com o trigo, começou a se tornar um cultivo agrícola importante, e depois se expandiu pelos demais estados da Região Sul. E foi ganhando relevância até que, por obra da pesquisa, avançou também à Região Centro-Oeste. Na sequência, foi a vez de desbravar o Matopiba (acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Oeste da Bahia) e, por fim, outro acrônimo: Sealba – Sergipe, Alagoas e Nordeste da Bahia. Também anda com bons espaços em lavouras do Pará e de Rondônia. Enfim, a soja sempre teve personalidade para conquistar lugares novos, que, em princípio, nem eram em tese para a cultura se adaptar.

Porém, teve um outro lugar onde a soja sempre, sempre foi bem acolhida: aqui n’A Granja. Desde a década de 1950 a revista concede espaços editoriais para a cultura que começou tímida e se tornou a rainha das commodities – como já se definiu por aqui. Nos orgulhamos de termos concedido tamanha (e justa) atenção a essa oleaginosa produzida aqui e que alimenta pessoas e animais pelo mundo, acompanhando lado a lado, safra a safra, página a página o seu sucesso. Como a reprodução nesta página, edição de fevereiro de 1959.

E é o mesmo orgulho que temos em comemorar, nesta edição, o 72º aniversário da revista mais antiga do Brasil em todos os segmentos. Para celebrar o nosso aniversário, dedicamos uma edição especial à soja, a espécie que transformou a agricultura brasileira e que sustenta hoje a economia deste País. Por isso, são três dezenas de páginas da edição Soja S/A. Tem muito conteúdo, muita informação sobre esse grão dourado que brilha pelo bem de toda a sociedade brasileira. Não apenas a agricultura, mas o Brasil como um todo não seria o mesmo sem a soja.

Obrigado, soja, por existir na vida do Brasil. Obrigado, leitores, por existirem na nossa vida. Há 72 anos.


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_437/vitrine_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422