Eduardo Almeida Reis

 

ADÁGIO

EDUARDO ALMEIDA REIS

O Google tem 500 mil entradas para o adágio “de médico e de louco todo mundo tem um pouco”. No meu caso, ficou faltando o arquiteto das obras que projetei e construí para moradia e outras serventias rurais. Algumas de sucesso como o depósito de ração à prova de ratos.

Quando trabalhei no Globo, as oficinas ficavam no pavimento térreo e a redação, no segundo andar. Fiz matéria de página inteira sobre ratos e conheci a consagração profissional naquela tarde. Seis funcionários das oficinas, com seus macacões sujos de graxa, subiram à redação “para conhecer o rapaz que entende de ratos”. Um de cada vez, os seis me contaram que suas casas eram infestadas de ratos. O jovem jornalista que entendia de ratos não pôde ajudálos, pois o problema é muito sério no mundo inteiro. Naquele tempo, de acordo com as publicações da Organização Mundial de Saúde, só não havia ratos nas localidades muito secas, em que a pouca água de beber era guardada em bilhas de barro. No Rio, o pessoal das zoonoses não falava da extinção, mas do “controle” dos ratos. Roedor controlado difere de roedor extinto.

Em rápidas pinceladas, meu paiol tinha base de alvenaria de metro e meio de altura. Antes do piso concretado havia uma camada de cacos de vidros de garrafas para impedir que os ratos pudessem chegar ao piso furando buracos na base. O concreto tinha uma espécie de marquise em toda a volta, de 30 ou 40 centímetros, com uma chapa de metal formando um U de cabeça para baixo.

A escada de acesso ao paiol não tocava o chão e só era descida quando a porta de metal estava aberta. A fazenda tinha luz, que não chegava ao paiol para evitar que os ratos entrassem pelos fios condutores da eletricidade. Sim, a exemplo dos nossos atletas que hoje brincam sobre fitas d...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista A Granja, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/agranja/imagens/id_434/eduardo+almeida+reis_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgranjaController.php on line 422