Raça do Mês

 

PARA ONDE CAMINHA O NELORE

Morfologia e avaliação genética podem seguir juntas no mesmo sentido, rumo ao Nelore 3.0

Adilson Rodrigues
adilson@revistaag.com.br

York Corrêa, um dos mais ferrenhos defensores das pistas de julgamento da raça Nelore, impressionou o mercado ao reconhecer possíveis erros de seleção cometidos pelos criadores de gado puro integrantes do grupo inserido na denominada pecuária seletiva. Dizia que o questionavam muito a respeito do declínio dos leilões de gado puro de origem e das tantas liquidações vistas nos plantéis ditos de Elite.

“Cheguei à conclusão que estamos pagando o preço pela equivocada maneira que selecionamos nosso plantel nos últimos anos, digo isso me incluindo também. Há uns vinte anos caímos na bobeira de selecionar gado levando em conta apenas o parentesco dos animais”, lamenta o proprietário da Fazenda São Thomaz, da marca Nelore York, em um post na página da propriedade no facebook, publicado no dia 17 de dezembro de 2016.

O criador se referia à moda das “famílias”, na qual não importava, segundo disse, se a vaca fosse aleijada ou não “tivesse cabeça”. Bastava que a rês fosse filha da fulana e neta da sicrana, valorizando a seleção dos indivíduos que trouxessem troféus. Não que a morfologia não tenha importância, mas questionava deixar-se de lado a funcionalidade e a parte reprodutiva dos animais.

Como resultado, passou-se a gerar vacas incapazes de amamentar e muitas das quais subférteis. “Deixamos de lado o melhoramento genético e as avaliações funcionais e reprodutivas e passamos a procurar apenas ‘bibelôs’ de exposição, os quais têm uma alimentação forçada e uso indiscriminado de vitaminas, entre outras coisas”, explicava nas duras linhas redigidas.

York diz não ser contra nada disso, no...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_446/raca+do+mes_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439