Bem-Estar Animal

 

VISÃO SISTÊMICA

Maria Eugênia Andrighetto Canozzi*, Odilene S. Teixeira**, Izabela P, Pereira*** e Júlio Barcellos****

As previsões evidenciam que o aumento da população, da urbanização e da renda vem desencadeando maior demanda por produtos de origem animal. Conforme a FAO, o mundo terá que alimentar 9 bilhões de pessoas em 2050. Concomitantemente à necessidade, a produção de alimentos de origem animal está em crescimento, graças à maior eficiência produtiva, decorrente dos avanços genéticos, nutricionais, sanitários e de manejo. Ao mesmo tempo, existe um aumento da percepção pública sobre o bem-estar dos animais de produção, com uma visão distorcida de que essa melhor eficiência é, muitas vezes, desfavorável ao bem-estar. Diante desse paradoxo, fica evidente que os princípios éticos relativos à produção animal devem embasar as mesas de discussões de profissionais, pesquisadores, criadores, enfim, de todos os envolvidos no processo produtivo.

Porém, a pergunta que fica é: e o que é o bem-estar animal (BEA)?

Expressão que passou a ter importância com a intensificação da agricultura, após a II Guerra Mundial, e posterior publicação de livros sobre aspectos negativos da produção intensificada (Animal Machines, por Ruth Harrison; Animal Liberation, por Peter Singer; e The Case of Animal Right, por Tom Regan), hoje é uma fusão de questões éticas, acadêmicas e legais. Quando se pensa em BEA, considera-se que faz referência ao indivíduo, não ao grupo, e tem como base i) as emoções experimentadas pelos animais; ii) a facilidade com que os animais se adaptam ao ambiente; e iii) a possibilidade que os animais possuem para mostrar seu comportamento natural.

O BEA nos remete, diretamen...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_443/bem-estar+animal_3.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439