Caindo na Braquiária

 

450 kg de peso vivo ou 450 kg de carcaça?

Alexandre Zadra

Depois de um justo recesso profissional, voltei às minhas leituras habituais e, quando dei por mim, lá estava eu lendo sinopses de alguns filmes clássicos. Dentre eles, um me chamou muito a atenção; Rashomon, filme escrito e dirigido por Akira Kurosawa em 1950 e que trata de um estupro e um assassinato, sendo relatados pelos quatro envolvidos na trama (inclusive o próprio samurai assassinado que através de um médium conta o que ocorreu ).

Esse filme mostra diferentes prismas e versões para o mesmo fato, demonstrando que nem sempre existe uma verdade absoluta, me levando a questionar novamente nosso sistema de produção, chegando à indagação de maior debate no meio pecuário: qual seria o peso ideal de abate da boiada? Tal tema volta à tona ao meu cotidiano depois de presenciar nos últimos meses duas realidades extremas.

O primeiro ato se passa na fazenda do Jorge, no Paraguai, muito bem assistida tecnicamente pelo agrônomo José Roberto e pela veterinária Rose, o qual possui quase 10.000 vacas, sendo grande parte Nelore bem selecionada em um programa Ceip com o objetivo de produzir carne premium através do cruzamento absorvente de Bonsmara. Nesse sistema visitado por mim em dezembro, a convite do Rubão, um dos melhores criadores de Bonsmara que conheço, me deparei com um programa de produção de carcaças precoces na idade e com peso vivo médio ao abate de 450 kg, em que todos animais são castrados ao nascimento.

De acordo com o agrônomo Jose Roberto – “O bovino nasceu para ser ineficiente com o passar da idade, devendo ser abatido o mais cedo possível, pois sua conversão alimentar piora consideravelmente após atingir a puberdade, ademais, somente e tão somente através do fornecimento de animais novos e castrados ao n...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/caindo+na+branquiaria_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441