Entrevista

 

4 milhões de doses

Este é o número que Sérgio Saud espera agregar à comercialização de sêmen durante a gestão que assume na Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), o equivalente a um crescimento de 40%.

Adilson Rodrigues adilson@revistaag.com.br

Revista AG – Como se comportou o mercado de inseminação no último ano?

Sérgio Saud – Tivemos um grande revés na economia em 2016. Foi um ano muito complicado para todos os setores, principalmente, no mercado de leite. De uma forma geral, aqueles produtores que se mantiveram na atividade usaram sua reserva de sêmen. Embora, provavelmente, esse seja um material mais antigo, de valor genético inferior, foi uma forma encontrada para não deixar as vacas vazias. Isso também impactou a comercialização de sêmen. Seguramente, a queda foi de dois dígitos.

Outro fator que a Asbia constatou foi que para reduzir os custos de produção, o pecuarista deixou de investir em sêmen sexado. Isso poderá surtir alguma consequência no mercado leiteiro, ocasionando, por exemplo, o nascimento de mais machos. Para o mercado de corte, as coisas não foram tão desanimadoras. Conseguimos manter a arroba estável os 12 meses, contudo, tivemos também, no fim do ano, uma ligeira queda nos preços do bezerro, algumas sinalizações de recuo no preço do boi gordo, mas ainda dentro da normalidade.

Os custos elevados de soja e milho acabaram prejudicando o confinador. Enfim, concluindo o balanço de produção de sêmen, foram produzidos 4,3 milhões de doses de sêmen (no primeiro semestre de 2016), o leite, com uma queda de 27% em relação ao ano anterior e o corte, com crescimento de 1%. Já no segundo semestre, nós identificamos que, por causa da seca que castigou o Centro e Norte do País, ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_440/entrevista_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441