Caprinovinocultura

 

Benefícios com sistemas integrados

Manejo com rebanhos ovinos e diferentes espécies de plantas pode representar alternativa interessante de renda e diversificação

Denise Saueressig
denise@revistaag.com.br

Mais conhecidos pelos resultados com rebanhos bovinos, os sistemas integrados de produção também representam alternativa interessante para os criadores de ovinos e caprinos.

Experiências bem sucedidas vêm sendo realizadas por pesquisadores e produtores em diferentes regiões do País. Os projetos envolvem, por exemplo, o consórcio de lavoura de grãos com braquiária cultivada para o pastoreio dos animais, áreas que comportam rebanhos e pomares de frutas e até propriedades voltadas à olivicultura e onde os ovinos ajudam a limpar o terreno das plantas daninhas.

Cada sistema de integração deve obedecer as próprias regras de manejo que são fundamentais para a sustentabilidade das atividades envolvidas. O desafio é adotar práticas que possam extrair o máximo de benefícios da produção. As vantagens surgem ao longo do tempo de adoção e revelam aspectos positivos do ponto de vista ambiental e econômico.

Produtores que pretendem investir em sistemas integrados podem acessar recursos por meio das linhas de crédito oficiais que financiam a atividade, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

A adoção da integração lavoura- -pecuária (ILP) ou lavoura-pecuária- -floresta (ILPF) não está restrita a grandes áreas ou a empreendimentos mais sofisticados. Em regiões onde predominam as pequenas propriedades, a integração demonstra uma importante capacidade de promover a intensificação sustentável dos sistemas.

Desde os anos 1990 a Embrapa mantém experimentos a...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/ovinos_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441