Sala de Ordenha

 

Preço do leite caiu para o produtor. Já os custos de produção não dão trégua

Depois de oito meses em alta, o preço do leite pago ao produtor caiu no pagamento realizado em setembro, referente ao leite entregue em agosto. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$ 1,192 por litro, sem o frete.

O recuo foi de 3,2% frente ao pagamento anterior. Em relação a agosto do ano passado, o produtor está recebendo 23,7% mais pelo litro de leite, em valores nominais.

Existe pressão do lado da indústria, em função das fortes quedas verificadas nos preços do leite longa vida no atacado nas últimas quinzenas, além da retomada da produção de leite no País e importações de leite em pó em alta.

Segundo o Índice Scot Consultoria de Captação, na média nacional, a produção subiu 3,8% em agosto, em relação a julho deste ano. Para setembro é esperado crescimento de 1,2% no volume, segundo dados parciais.

Apesar dos incrementos nos últimos meses, a produção estimada para setembro é 0,8% menor, na comparação com igual período do ano passado. Ou seja, não existe excesso de leite no mercado.

A pressão de baixa é maior nas Regiões Sudeste e Sul, onde os incrementos na oferta de leite têm sido maiores. Nas Regiões Nordeste e Norte, os preços estão mais firmes, em função das chuvas abaixo da média e reflexos na produção. Em setembro choveu um pouco mais, em especial no Nordeste, mas nada que mudasse o cenário do lado da oferta de leite.

Para o pagamento de outubro (produção de setembro), 11% dos laticínios pesquisados acreditam em alta dos preços do leite ao produtor (todos na Região Nordeste), 12% falam em manutenção e os 77% restantes acreditam em queda no preço do leite.

Para novembro, a pressão de baixa continuará, com peso mais forte da safra nas Regiões Sude...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/sala+de+ordenha_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441