Nutrição

 

LITHOTHAMNIUM, a força vem do mar

Angelo Boarini*

Há muito tempo existe a crença de que o futuro da humanidade passa pelo fundo dos oceanos. Dentro dessa vertente ideológica, desde os tempos mais remotos na Bretanha já se utilizam os sedimentos bioclásticos (Lithothamnium sp.) na alimentação animal e na fertilização do solo em busca de melhores resultados. Textos antigos revelam que desde o século 18 os produtores rurais do Reino Unido usam o produto com excelentes resultados.

Diversos estudos atuais apresentam os resultados da aplicação do Lithothamnium na pecuária e, hoje, ele vem sendo utilizado como suplemento alimentar na pecuária de corte e leite, bem como em aves (postura e corte), suínos e em todos os setores da produção agrícola, como complemento à fertilização dos solos. O Lithothamnium sp. é uma alga marinha pertencente à família das coralinaceas que, quando sem vida, é arrastada pelas correntes marinhas e depositada no fundo do oceano. Esses granulados bioclásticos marinhos são de composição carbonática, constituídos por algas calcárias (este grupo possui entre 31 e 34 gêneros e cerca de 300 a 500 espécies).

Essas algas vermelhas precipitam em suas paredes celulares o carbonato de cálcio e magnésio, sob a forma de cristais de calcita, contendo, ainda, mais de 20 oligoelementos, presentes em quantidade variáveis, tais como B, Fe, Mn, Ni, Cu, Zn e Mo. Usada na alimentação animal, é um suplemento alimentar equilibrado, facilmente absorvido e metabolizado pelo organismo animal, característica derivada da sua origem natural e orgânica tendo em média 94% de biodisponibilidade de seus componentes.

O produto pode ser aplicado no estado natural ou após secagem e moagem. As principais características que potencializam a atuação desse produto são atribuídas a sua a...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/nutricao_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 441