Irrigacao

 

MAIS PRODUTIVIDADE

Aspectos econômicos do uso da irrigação na bovinocultura de corte

Jean C. R. Soares, Júlio O. J. Barcellos e Maria E. A. Canozzi*

Nos últimos anos, o uso crescente de tecnologias mais intensivas resultou em aumento da produtividade na bovinocultura de corte. No Brasil, tal incremento em sistemas de engorda de bovinos é dependente da utilização de técnicas que melhorem o principal recurso alimentar – as pastagens – para tornar a atividade mais competitiva. Entre as tecnologias, a irrigação do pasto tem sido utilizada para intensificar a produção ou para manter mais estáveis os rendimentos ao longo do ano.

Por isso, constitui, possivelmente, uma das principais alternativas para a produção intensiva de carne em regiões onde a disponibilidade de terras, a temperatura e a luminosidade não são fatores limitantes. Entretanto, o aumento na produtividade nem sempre é sinônimo de lucratividade, devendo sempre ser analisado pontualmente cada sistema produtivo. Nas atividades zootécnicas, essa análise é um procedimento fundamental para gestão do sistema, por permitir melhor predição e maior conhecimento dos resultados. Por essa razão, foi realizada uma primeira avaliação das respostas econômicas de sistemas de engorda em pastos irrigados.

Durante um ano, foram analisados três sistemas de terminação de bovinos de corte (S1, S2 e S3), com 99 ha de pastagens hibernais irrigadas por pivô central, localizados na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. No sistema 1 (S1), a pastagem foi de azevém (Lolium multiflorum Lam.) e trevo-branco (Trifolium repens Lam.), implantados com 400 kg/ha de adubo MAP (monoamônio fosfato), e na manutenção, um total de 200 kg/ha de ureia (45-00-00) aplicado duas vezes durante o ano.

Foram utilizados machos castrados com idade de 24 a ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_431/irrigacao_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439