Notícias do Hereford e Braford

 

Cruzamento industrial: uma alternativa eficaz para aumentar a rentabilidade na pecuária

O aumento da demanda mundial de carne bovina e das exigências do mercado consumidor quanto à qualidade e condições sanitárias do produto têm requerido sistemas de produção mais eficientes e sustentáveis. Nesse contexto, conforme o inspetor técnico credenciado pela ABHB Witis Baes Rodrigues, a utilização de cruzamentos entre raças zebuínas e taurinas é uma estratégia que precisa ser pensada, tendo em vista que eleva os índices produtivos desse sistema através da exploração da heterose e da complementaridade entre raças.

Ele cita como exemplo o projeto “cruzamentos para produção de novilho precoce”, liderado pelo pesquisador Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, da Embrapa Gado de Corte. A pesquisa avaliou 224 animais cruzados, sendo metade machos e metade fêmeas, divididos em duas safras consecutivas, oriundos da inseminação de matrizes Nelore, ½ Angus + ½ Nelore e ½ Caracu + ½ Nelore, com touros Caracu, Canchim e Braford, em estação de monta de verão.

Nas mesmas condições, os novilhos filhos de touros Braford apresentaram um moderado peso ao nascimento (kg), atingindo 33,4 kg; e um maior peso à desmama (em kg) na comparação com as demais raças, chegando a 226,6 kg e, também, maior ganho de peso diário em confinamento (kg/ dia), atingindo 1,45 kg/dia.

Os resultados científicos não só apontam, como comprovam a eficiência das raças HB no cruzamento industrial, sinônimo de mais peso em menos tempo e com excepcional qualidade da carne, o que possibilita negociar preços diferenciados ao abate com os frigoríficos.

Para a ABHB, também mostra que a adaptabilidade dos zebuínos aliada à precocidade e à mansidão do Hereford e o do Braford produz um animal com melhor desempenho em clima tropical e qualidade de carne superior. Reflexo disso é o crescente interesse de criadores do Brasil Central pelas raças. “O...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!