Na Varanda

 

Pecuária competitiva exige gestores empresariais

Francisco Vila é economista, consultor internacional e diretor da Sociedade Rural Brasileira vila@srb.org.br

Desde os relatos bíblicos a economia desenvolve-se em ciclos. Anos de vacas gordas, tradicionalmente, são seguidos por períodos de baixa. Naturalmente, com o avanço de tecnologias em todas as frentes e com ferramentas modernas de gestão, os padrões históricos podem sofrer modificações. Porém, a ciclicidade continuará pelo fato de o mercado ser um sistema vivo.

É inquestionável o extraordinário avanço da produção de carnes no Brasil. A combinação da expansão da área de grãos e de pastos com os saltos qualitativos na genética animal é responsável pela façanha que podemos chamar de “milagre 45-45- 45/15-15-15”. Há 45 anos, a população rural representava 45% do total e a família brasileira gastava 45% da sua renda familiar com comida. Em 2015, apenas 15% dos brasileiros viveram no campo e, mesmo assim, o gasto da família urbana com alimentação reduziu-se para 15%. Tudo isso enquanto a população dobrou de 1970 para cá. No mesmo período, o País evoluiu de importador para um dos principais exportadores de carne.

Como isso foi possível? Os já citados fatores como expansão da área, criação da tecnologia tropical e explosão da demanda não teriam resultado no boom da produção de carnes se não tivesse havido o excepcional dinamismo do empreendedor rural. Coragem, trabalho de sol a sol e a habilidade de sobreviver às sucessivas crises ao longo das últimas décadas consolidaram o produtor rural como principal âncora da economia nacional. Com esse histórico, a população que vive no campo tornou-se um alicerce sólido da sociedade brasileira em transformação acelerada.

Mas as receitas de sucesso do passado vencerão também os ...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_420/na+varanda_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439