Gestão

 

10 passos rumo ao sucesso

José Carlos Ribeiro*

O agronegócio tem mantido lugar de destaque na economia brasileira e corresponde hoje a 17% de toda a carne consumida no planeta. Os números são atraentes. Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo de carne bovina mundial deve subir em torno de 2% ao ano até 2020, isso faz com que muitos empreendedores e investidores aventurarem-se nesse segmento. Mas o questionamento principal de todo produtor da atualidade é: como fazer a diferença em um mercado tão promissor e competitivo ao mesmo tempo?

Diante desse desafio, conheça os dez passos indispensáveis para o produtor ganhar destaque e alcançar o sucesso na atividade pecuária. Seguindo esses tópicos, será possível perceber o impacto no médio e longo prazos, porém, trarão benefícios desde o resultado final do produto que cria até o bem-estar social dos funcionários que atuam diretamente na propriedade.

Passo 1:
Motive a equipe

Colaboradores engajados com os objetivos da propriedade é meio caminho andado para os bons índices produtivos da propriedade. Motive sua equipe mudando o método de remuneração tradicional para um formato vinculado à produtividade. Um exemplo é oferecer uma premiação para os tratadores assim que o gado atingir o número de arrobas desejadas ou a quantidade estipulada de litros de leite como meta. A premiação pode ser em dinheiro ou benefícios, como viagem, dia de folga, etc.

Realize também um feedback semanal com todos, questione como estão as tarefas do dia a dia. Às vezes, as dificuldades de um são facilidades de outros e precisam ser reavaliadas e compartilhadas, assim como o conhecimento individual. Sempre que possível, leve a equipe para eventos como leilões, feiras e exposições, a f...

Para ler a matéria completa faça Login
Caso não seja assinante da Revista AG, clique Aqui e Assine Agora!


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_420/gestao_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439