Agro Giro

 

Planilha calcula sombreamento em sistemas de integração

A ferramenta eletrônica auxilia pecuaristas e técnicos a dimensionar adequadamente a implantação de sistemas de Integração Lavoura- -Pecuária-Floresta (ILPF), a plantar árvores isoladamente para sombreamento, garantindo o conforto térmico do rebanho. A planilha pode ser utilizada em inúmeros locais e situações e está disponível no portal www.embrapa.br/rondonia.


Pesquisa revela desejo de eliminar vacinação antiaftosa

O presidente do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa, Sebastião Guedes, esteve no Uruguai, participando do encontro da Comissão Sulamericana de Luta contra a Febre Aftosa. Na ocasião, Guedes apresentou uma pesquisa que aponta que mais de 90% dos entrevistados desejam o fim progressivo da vacinação dos plantéis nacionais até 2020, pois consideram que a doença está praticamente erradicada.


Confinamento e exportação podem recolocar SP no mapa pecuário

A substituição da criação de bovinos extensiva pelo confinamento e o aumento do volume de exportações são alternativas para elevar a participação da pecuária paulista no volume de produção nacional, conforme indica estudo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Segundo o estudo, o estado foi o terceiro colocado no número de animais confinados em 2015.


Eficiência de produção de forragem na ILPF

A aluna das Faculdades Associadas de Uberaba, Letícia Mota Pessato, está analisando o equilíbrio entre o uso sustentável das áreas de cultivo aliado ao máximo aproveitamento produtivo. A pesquisa tem avaliado o desempenho das espécies forrageiras Mombaça (Panicum Maximum cv. Mombaça) e o capim Brachiaria (Brachiaria brizantha), com a presença de milho (Zea mays), em cultivos solteiros e consorciados.


Piora relação de troca boi gordo/milho

Em São Paulo, a relação de troca atual está em 3,15 sacas de milho adquiridas com o valor de uma arroba de boi gordo. A expectativa é que a relação de troca comece a melhorar a partir de maio, chegando a 4,55 sacas de milho por arroba de boi gordo em setembro/16. Apesar da melhora prevista, a quantidade de milho adquirida é 4,9% menor que em setembro de 2015.


Abate bovino em 2015

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados consolidados de abates de bovinos no Brasil no último ano. E o resultado foi queda em relação ao ano anterior. Em 2015, foram 30,64 milhões de animais abatidos sob algum tipo de inspeção, retração de 9,6% em relação a 2014. A maior retenção de fêmeas colaborou com esse resultado.


Grupo Pão de Açúcar apoia desmatamento zero

A companhia anunciou política de compra de carne bovina e um plano de ação para monitorar e bloquear fornecedores envolvidos com desmatamento e violações de direitos humanos na Amazônia. Entre as medidas propostas, estão a implantação de um programa que garanta 100% de transparência quanto à origem da carne comercializada nas lojas, além do bloqueio de fazendas envolvidas com desmatamento e trabalho escravo.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_413/agro+giro_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439