Ovinos/Caprinos

Curso de inseminação artificial

A Novagen Genética, empresa de Itapira/SP, realiza nos dias 8 e 9 de abril o curso intensivo de Inseminação Artificial por Laparoscopia (IAL) em ovinos e caprinos. O público-alvo são médicos veterinários e estudantes que já tenham cursado a disciplina de reprodução animal. Mais informações no site www.novagen.com.br e pelo telefone (19) 3913-3300.

Resultados positivos

Os números da edição de 2016 da Expofeira de Ovinos de Verão de Santana do Livramento/RS foram comemorados pelo setor. Durante quase um mês de feira (entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro), a agenda de remates envolveu mais de 20 cabanhas que ultrapassaram R$ 1,3 milhão comercializado na venda de mais de 1,6 mil animais.

Leilão Virtual VPJ

Animais selecionados das raças Dorper e White Dorper estarão em pista no 30º Leilão Virtual VPJ, no dia 5 de abril, a partir das 20h. A transmissão será pela Leilonorte-TV. Mais informações no site www.leilonorte.com.

Novo mandato

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Schwab, foi reconduzido ao cargo de presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos do Ministério da Agricultura para o biênio 2016/2017. “Iniciamos muitos projetos importantes por meio da Câmara, um deles é o Programa Nacional de Desenvolvimento da Ovinocultura e Caprinocultura, o Pronadoc”, destaca o dirigente.

Leilão Fazenda Bonfim

O Leilão Virtual da Fazenda Bonfim será realizado no dia 22 de março, a partir das 20h. Os pré-lances para os animais das raças Dorper e White Dorper estarão disponíveis entre os dias 10 e 22 de março, até as 19h30. A transmissão será via Internet pelo site da Leilonorte-TV. Mais informações em www.leilonorte.com.

Preparação para o campeonato

O Campeonato Cordeiro Paulista (CCP) 2016 começa agora, uma vez que os animais participantes serão machos inteiros nascidos a partir de 1º de julho. Portanto, a Aspaco orienta os criadores a intensificar a estação de monta, principalmente para aqueles que têm interesse em participar do CCP, que acontecerá em setembro.

Produtos diversificados

Presuntos crus e cozidos, copas, mortadelas, hambúrgueres e até bacon de carne ovina são alguns dos alimentos produzidos pela Embrapa Pecuária Sul por meio do projeto Aproveitamento Integral de Carne Ovina (Aprovinos). De acordo com a pesquisadora Élen Nalério, todos os produtos são feitos com categorias animais com pouco valor comercial hoje, como ovelhas mais velhas e de descarte, porém, ainda com bastante qualidade nutricional.