Leite & Cia

Inovashow Ma Shou Tao reflete a confiança no setor

O evento, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, reuniu, na sede da Fazenda Boa Fé, em Conquista/MG, mais de 2.400 pessoas e 52 empresas para uma discussão acerca de tecnologias e inovações aplicadas à agricultura e à pecuária leiteira. Caravanas de diversas regiões, além de comitivas da Suíça, Zâmbia, África do Sul, Paraguai e Equador, participaram da Inovashow.

Zoetis participa da 1ª edição do Inovashow

O Encontro promovido pelo Grupo Boa Fé, em Conquista/MG, nos dias 16 e 17 de fevereiro, teve o apoio da Zoetis prestando serviço aos visitantes para tirar dúvidas com os técnicos da empresa sobre produtos e cuidados com gado leiteiro. Além disso, a veterinária Cristiane Azevedo ministrou palestras sobre manejo, cria e recria de bezerras.

Nova recordista mundial de leite

A fêmea Bur-Wall Buckeye Gigi EX-94 3E, da raça holandesa, é a nova recordista mundial de produção de leite. Classificada EX-94, quebrou recorde parindo aos nove anos e três meses e produziu 33.891 kg de leite, com 965 kg de gordura e 972 kg de proteína em 365 dias. Gigi é filha de R-E-W Buckeye, um dos 11 touros que chegaram à produção de 1 milhão de doses de sêmen.

ABS lança calculadora técnica

O departamento de serviços técnicos da ABS lançou uma nova calculadora técnica que vai otimizar os atendimentos nas fazendas leiteiras, ajudando na avaliação da “saúde locomotora” do rebanho. A ferramenta mostra os impactos econômicos, avaliando as perdas diária e mensal provocadas por animais com problemas de locomoção. O usuário pode ver fotos dos animais parados e caminhando em cinco níveis, de normal à claudição severa.

Sindilat colabora para a Lei do Leite

O governador José Ivo Sartori sancionou a “Lei do Leite”, nº 14.835, que institui o programa de qualidade do leite no Rio Grande do Sul. A partir de abril, com a nova legislação, os transportadores deverão ser capacitados, além de ter vínculo obrigatório com as indústrias. O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) vai reunir sua equipe técnica para discutir formas de colaborar na regulamentação da lei.

Publicado regulamento da prova de gado leiteiro do cerrado

Já está disponível na página da Embrapa Cerrados na Internet (https://www. embrapa.br/cerrados) o regulamento da 2ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro, que será realizada no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL), em Brasília/DF, a partir de 29 de setembro. As inscrições poderão ser realizadas a partir de 18 de abril pelo e-mail aczp.df@uol.com.br.