Notícias do Hereford e Braford

Show Rural Coopavel e Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte estão na agenda da ABHB

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) proporcionará um ano bastante movimentado para seus criadores, sócios e apoiadores. Uma série de eventos está programada, entre exposições, cursos, feiras e remates oficiais. A agenda também prevê inúmeras viagens, com participação intensiva fora do Rio Grande do Sul, com eventos em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso e Uruguai, onde acontece, em abril, a 17ª Conferência Mundial Hereford, realizada em Montevidéu.

Abrindo o calendário oficial de atividades está o Show Rural Coopavel, entre os dias 1 e 5 de fevereiro, no Paraná, proporcionando uma ótima vitrine e consequente oportunidade de divulgação da genética HB não só no Brasil como no exterior. Conforme Fernando Lopa, CEO da ABHB, esta será a primeira participação da entidade no evento.

“Além da presença institucional, com estande e mostra de animais das cabanhas Santa Ana, Luz de São João, Vacacai, Carcávio, São Miguel, Pedro Surreaux (animais adquiridos do criatório expositor Genética La Aurora, da cidade de Campos de Julio, no MT) e Touro Passo, está programada para o dia 5 de fevereiro, às 10 horas, uma palestra com o diretor de Eventos da ABHB, Celso Jaloto Avila Jr.. Em pauta, a genética HB e sua exitosa contribuição para o aumento da lucratividade inúmena Pecuária brasileira”, informa.

Logo na sequência, entre os dias 16 e 18 de março, acontece o 8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte (PampaPlus), na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). Serão três dias de curso e convívio direto com pesquisadores convidados de diversas instituições em melhoramento animal do Brasil e Exterior, atividade referência nas discussões de melhoramento genético em bovinos de corte no cone sul das Américas.

O curso objetiva proporcionar aos produtores, técnicos e estudantes uma visão do trabalho de melhoramento animal realizado pela Embrapa e por outros especialistas na área, além de demonstrar aos participantes a metodologia a ser utilizada nas avaliações genéticas, o processo de levantamento de dados a campo, o funcionamento do sistema informatizado e a interpretação dos relatórios do programa PampaPlus/Geneplus. Também serve como pré-requisito para credenciar técnicos habilitados para a coleta de dados nas propriedades. As inscrições com 15% de desconto podem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro através do link bit.ly/InscriçõesPampaPlus.

Comitiva da ABHB desembarcará no Brasil Central no final de março

O Centro-Oeste será o destino da ABHB em duas oportunidades no primeiro semestre. No final de março, entre os dias 31 e 3 de abril, a ABHB desembarcará com comitiva na Expopec, realizada em Porangatu/GO. Na sequência, entre os dias 11 e 15 de abril, será a vez de prestigiar a TecnoShow Comigo, realizada na cidade de Rio Verde. “Estamos buscando ampliar a nossa presença junto aos criadores associados do Centro-Oeste do País de forma a integrá- -los mais rapidamente à família HB e facilitar suas ações de fomento com as raças naquela região”, sustenta Lopa.

A Nacional Hereford e Braford, realizada no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete/RS, está agendada para os dias 16 a 21 de maio. Durante a feira serão promovidas diversas atividades, como encontros técnicos, julgamentos, remates (de gado registrado e padrão HB comercial), concurso de carcaças bovinas, visitas a criatórios, reuniões e muita confraternização. A exposição atrai produtores, investidores, pesquisadores, estudantes e técnicos nacionais e internacionais.

A agenda também inclui o evento oficial da 39ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A atividade inicia no dia 27 de agosto e se estenderá até 4 de setembro. Além, é claro, de todos os remates oficiais realizados durante o período de primavera. Um período intenso, com programação diversificada e disseminação das raças Hereford e Braford.