Eventos

Volta Feicorte!

Dois grandes eventos vão movimentar a capital paulista no mês de junho

Desde 2013, os paulistas e por que não dizer os brasileiros de modo geral estavam órfãos da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), consolidado ponto de encontro da pecuária nacional. Naquele ano ocorreu a última edição da mostra, que em tempos passados também fora chamada de Expocorte. Prevendo o trágico final, a Verum Eventos, capitaneada por Carla Tucillio, que era sócia no negócio, teve uma boa sacada e tornou a feira itinerante, ainda em 2012, passando por várias capitais, entretanto, ainda deixando São Paulo fora dos planos. Três anos depois, duas iniciativas isoladas tentam recuperar o prestígio do evento e recolocar a megalópole no mapa pecuário do Brasil.

Uma das propostas vem da própria Carla Tucillio, que no dia 2 de dezembro de 2015 anunciou a realização do Circuito Intercorte, que passará por importantes estados brasileiros e também por São Paulo, nos moldes do extinto Circuito Expocorte, apenas com programação técnica, a novidade do 1º Leilão Mega Cruza Multi Raças e o agora famoso Caminho do Boi, mas sem a exposição de animais. Aproveitando a lacuna deixada, o Grupo Safeway Agro lançou a Beef Expo em Foz do Iguaçu/PR, no ano passado, sem a presença massiva de bovinos e mais próxima da antiga fórmula da Feicorte. Para ampliar o projeto, a investida de Flávia Roppa, diretora de Marketing e Eventos do Grupo Safeway Agro, foi trazer, em 2016, a Beef Expo para São Paulo, em um espaço grande o suficiente para comportar o julgamento de gado, além de palestras e workshops. O local escolhido é o Centro de Eventos Pro Magno.

Segundo comunicado, as raças Angus e Nelore confirmaram a exposição de animais. Em Foz do Iguaçu também houve participação das raças Hereford e Braford, o que pode vir a se repetir na terra da garoa. A Programa Leilões confirmou a promoção de três remates de Elite, além de outros eventos paralelos ratificados na grade comercial, a exemplo de um curso de Dry Aged, uma técnica de maturação de carne bovina a seco, e o Beef Management, nos quais serão abordados temas sobre economia, gestão, marketing e consumo, além do painel Beef 360º, com assuntos essenciais na criação de gado.

Do outro lado, Carla Tucillio se apoiou em grandes parceiras para integrar toda a cadeia produtiva da carne bovina, unindo em um só evento pecuaristas, varejo, empórios de carne e gastronomia. O projeto engloba a realização de eventos em conjunto, como as etapas do Circuito Intercorte, Caminho do Boi, O Dia do Produtor (parceria com a Sociedade Rural Brasileira) e a Beef Week, uma semana de fomento à carne bovina. O circuito está confirmado em Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além da capital paulista, englobando dois dias de workshops e uma feira de negócios com empresas do setor.

Flávia Roppa trouxe a Beef Expo do Paraná para São Paulo

O problema

A grande questão é que os participantes interessados em acompanhar os dois eventos terão de se dividir porque os mesmos ocorrem quase simultaneamente.

Apresentada em Show Meeting no restaurante Eataly, em 16 de dezembro, a Beef Expo será nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Bairro da Casa Verde, na zona Norte de São Paulo. Já a Intercorte vai ser entre 15 e 17 de junho, na Fundação Bienal de São Paulo, no Ibirapuera, ou seja, tem-se dois dias encavalados. Até o fechamento da edição, nenhuma das duas organizações demonstraram interesse de adiar ou antecipar a data de uma das mostras. As duas iniciativas são muito boas, entretanto, dividir o calendário pode complicar um pouco as coisas. Nosso colunista de “Na Varanda”, Francisco Vila, presente em um dos lançamentos, bem como outras pessoas consultadas pela redação da Revista AG concordam que isso pode não ser positivo para o mercado.

O jeito é aguardar e torcer para que a cidade de São Paulo recupere a saudosa Feicorte. Em comunicado à Imprensa, Carla Tuccilio, que há dois anos tentava tirar o circuito em São Paulo do papel, diz que no momento que fechou com a Bienal só havia essa data disponível e no dia do lançamento na Casa de Carnes Especiais Feed sabia da informação de que outra feira ocorreria no período, mas não era mais possível voltar atrás. “Resta-nos, agora, o desafio de tornar as propostas complementares ao invés de concorrentes”, concluiu Carla. Condições para isso ainda existem. Flávia Roppa não se pronunciou sobre o caso.

Intercorte

Integração é a palavra de ordem no momento e essa é exatamente a filosofia do projeto “Integrar para crescer”. Engloba a realização de eventos em conjunto, como as etapas no Circuito Intercorte (nova denominação da ExpoCorte), incluindo uma em São Paulo, em junho, com o Caminho do Boi, a realização do Dia do Produtor em exposições agropecuárias pelo Brasil, a Beef Week, uma semana de fomento à carne bovina, e projetos editoriais e televisivos que multiplicarão as informações tratadas e ampliarão o raio de ação, possibilitando que o conteúdo chegue ao maior número possível de pecuaristas. Lideram o projeto a Verum Eventos, a Sociedade Rural Brasileira e dois veículos de comunicação.

Carla Tuccilio lançou projeto Integrar para Crescer em 2 de dezembro

Beef Expo

Com uma programação planejada para envolver feira de negócios, cursos, palestras, workshops, inovações tecnológicas, homenagens, curso de avaliação e padronização de carcaças, exposição de animais, leilões e festival gastronômico, a expectativa é superar a primeira edição da BeefExpo, em Foz do Iguaçu, onde a feira recebeu cerca de 1.200 visitantes de vários países. Será dividida em dois painéis, o Beef Management, para abordar temas sobre economia, gestão, marketing e consumo, e o Beef 360º, que tratará de assuntos como confinamento, pastagens, ciclos de produção, sustentabilidade e bem-estar animal.