Campanha

Sou pecuarista com muito ORGULHO!

Empresas e entidades prestam homenagem ao produtor que tanto faz pelo Brasil. A Revista AG apoia essa ideia

A pecuária faz parte da história do Brasil desde os tempos que portugueses trouxeram das ilhas de Cabo Verde as primeiras cabeças, por volta de 1534, com objetivo apenas de utilizar o gado como força motriz e consumo próprio. E quem diria que essa “despretensão” se tornaria uma paixão e uma profissão tão crucial, além de alimentar o Brasil e o mundo. Esse trabalho de longa data faz do País um celeiro responsável por 17% da produção total de carne bovina no planeta, só atrás dos Estados Unidos com 19%. Para o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, ainda podemos superar os norte-americanos até 2020. O retrospecto positivo do pecuarista está estimulando importantes companhias e entidades do segmento a levantar a bandeira do pecuarista e do produtor rural como um todo.

Assim, com a proposta de valorizar esse tão importante ofício, a Trouw Nutrition, companhia de nutrição bovina, trouxe a campanha “Sou produtor rural com muito orgulho”. A empresa reconhece a importância dos profissionais do setor, responsáveis por sustentar a economia do País e, mais do que isso, garantir um alimento de qualidade, seguro e saudável, posto à mesa diariamente.

A campanha “Sou produtor rural com muito orgulho” estará em todos os canais de comunicação, bem como nas redes sociais, além de um site dedicado à iniciativa. Para tanto, foram desenvolvidos adesivos para carros e notebooks, vídeos, camisetas, cases para celular e outdoors em grandes eventos do Brasil, com a proposta de aproximar os produtores rurais e trazer à tona a percepção de que o trabalho do campo é fundamental para a sobrevivência da sociedade.

“É importante sermos gratos ao trabalho, ao comprometimento e ao esforço empregados pelas pessoas que movem o mundo. Se hoje temos uma diversidade de produtos alimentares, já sabemos a quem devemos agradecer”, explica o gerente de Marketing da empresa, Alessandro Roppa. A campanha foi lançada em outubro de 2015 no Brasil e a partir deste ano será incorporada globalmente pela empresa, que possui instalações de produção em 25 países. Quem também manifestou orgulho pela lida no campo foi a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) com a comenda “Orgulho de Ser Pecuarista” para agraciar um trabalho de gerações, de gente que conseguiu criar os filhos com o sustento da terra.

“A campanha transcende ao fato de sermos pecuaristas. Esse movimento pretende atingir o orgulho do produtor em fazer parte da cadeia produtiva da carne. Somos pecuaristas porque amamos o que fazemos e esse sentimento merece uma iniciativa de âmbito nacional que valorize o nosso trabalho diário em prol da produção de alimentos de qualidade”, explica o presidente da Assocon, Eduardo Moura. Sampaio também vestiu a camisa do projeto elaborado pela Assocon, porque para ele é uma ação que une a todos, desde a indústria ao criador, entre outros atores envolvidos nesse sistema agroindustrial. Para ele, é gratificante fazer parte e enaltecer o trabalho de todos. De acordo com o superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Juan Lebron Casamada, também parceiro no projeto, o orgulho de ser pecuarista vem da força de vontade para se fazer a cada dia uma pecuária melhor e mais produtiva.