Leite & Cia

 

Mozarela chega aos norte-americanos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deferiu parecer favorável ao laticínio Tapuio, situado em Taipu/RN, para embarcar mozarela de búfala aos Estados Unidos. Com isso, a empresa passa a ser o único laticínio no Brasil que processa leite de búfala com autorização para exportação.


Regulamentada lei dos créditos do PIS/Cofins

O governo federal publicou a regulamentação da Lei nº 13.137/2015, que trata dos créditos presumidos do PIS/Cofins. Conforme o Decreto nº 8.533/2015 do Diário Oficial da União, a lei prevê a concessão de crédito presumido de 50% para empresas e cooperativas que apresentarem propostas de melhoria da qualidade do leite com investimento de 5% do benefício.


Holandês número 1 em Tipo coleta na Semex

Com PTAT de +3,85, o reprodutor Byway comprova expectativas e lidera o índice de tipo americano. O pai do animal, 200HO2770 Meridian, é um dos mais populares touros da raça. Já a mãe, Sandy-Valley Atwd Barbie, tem produção na primeira cria de 14.570 kg de leite e uma prova +15 de Conformação no Canadá.


GEA lança sistema robotizado de ordenha

Dentre os diferenciais do MIone, um dos destaques é o sistema Multibox, em que um único braço robotizado pode atender até cinco módulos de ordenha. Tal componente vem integrado com câmera 3D, que faz a leitura do teto e a memoriza, promovendo um acoplamento rápido e preciso das teteiras. Feito isso, todo o processo que envolve estimulação, limpeza, secagem, pré-ordenha e ordenha ocorre automaticamente.


Katia Abreu apresenta Programa Leite Saudável

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirmou que o programa Leite Saudável prioriza garantir a qualidade dos produtos lácteos que chegarão à mesa dos brasileiros. Com o programa, o Mapa e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investirão R$ 387 milhões na melhoria da competitividade do setor e na capacitação de 80 mil pequenos e médios produtores.


Nasce projeto de produção de leite a pasto em Minas

O projeto desenvolvido na Fazenda Santa Luzia, em Passos, comporta 700 vacas em lactação, mas tem capacidade para até mil fêmeas, dependendo da disponibilidade de pasto em cada momento. A iniciativa é composta por 65 hectares de pasto irrigado e uma rotatória PR2100, capaz de ordenhar cada animal duas vezes ao dia e alimentá-los separadamente.


Consumo de longa vida estagna

As vendas do segmento devem crescer apenas 1,5% e alcançar 6,7 bilhões de litros, estima a Associação Brasileira de Leite Longa Vida. No entanto, muito abaixo dos 3% a 4% observados na curva histórica de desempenho, o que não é bem visto pela entidade, por se tratar de um setor no qual se convive com poucas margens de lucro.