Leite & Cia

 

Agência de Inovação de Leite e Derivados lança novo site

No site Polo do Leite estarão disponíveis os serviços oferecidos, além de um catálogo de tecnologias inovadoras para o setor. Nesse ambiente será disponibilizado um canal aberto para envio de demandas que podem ser resolvidas pela agência. Mais detalhes em www.polodoleite.com.br.

CRI contrata novos touros Girolando e Gir Leiteiro

Mais cinco reprodutores fazem parte da bateria da central são-carlense: Troféu FIV JMMA, Zeus FIV Cairo FR Recreio, Figo Fox (foto), Noturno FIV Essência e Seleto Windbrook Renascer. Esses exemplares vão ampliar a variabilidade genética dos produtos oferecidos pela empresa.

II Simpósio Nacional da Vaca Leiteira

A cidade de Porto Alegre/RS recebe, nos dias 23 e 24 de outubro, o congresso destinado ao segmento da pecuária leiteira. O cerne dessa edição são palestras com temas relacionados a nutrição, metabolismo e qualidade do leite. Estão confirmadas as presenças de cinco palestrantes internacionais, do Uruguai, Chile e Estados Unidos, além de outros cinco nacionais. Mais informações: www.simposiovavaleiteira.com.

Deputado encaminha pleitos contra o PL 214

O deputado Elton Weber coletou informações sobre o impacto do PL 214/2015 para as diferentes cadeias produtivas. A medida trata da redução de 30% da concessão de créditos presumidos e pode onerar o setor lácteo em R$ 228 milhões. Alternativas são debatidas com o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi. As informações são do Sindicato das Indústrias de Lacticínios.

Revelado efeito vasodilatador do soro de leite

Especialistas descobriram que partes de proteínas do soro do leite podem minimizar os efeitos da hipertensão. Pesquisadores da Embrapa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Santa Catarina analisaram pequenas partes da proteína (peptídeos) e chegaram à conclusão que elas podem vasodilatar as artérias em 80% a 100%, de acordo com testes em cobaias.

ABS Global lança o TransitionRight

Esta é uma tecnologia de seleção genética que vai ajudar a resolver os problemas de saúde que surgem no pós-parto, quando a saúde da vaca é impactada por um balanço energético negativo e pela supressão do sistema imunológico. As consequências dessas situações são tão sérias que podem levar a uma perda de até 10% da produção do rebanho nos primeiros dois meses após o parto.

Qual o sabor e o odor ideal do leite?

Segundo a professora doutora em Ciência dos Alimentos Marlene Jerônimo, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que atua na área de pesquisa há mais de 20 anos, quem conhece “leite” sabe que o sabor é um item que demonstra a qualidade do produto. “Um leite de qualidade superior tem sabor adocicado, é cremoso e possui odor suave”, descreve a especialista.

Mococa coloca produtores nas embalagens

A empresa afirma que essa homenagem é uma forma de mostrar aos consumidores “De Onde Vem” o produto que faz parte do dia a dia das pessoas e informá-los que são originados em fazendas leiteiras, não simplesmente “aparecendo na prateleira”. Essa iniciativa é acompanhada de um plano de pagamento e acompanhamento técnico.