Notícias do Hereford e Braford

 

38ª Expointer evidencia excelente momento das raças HB

Findada mais uma edição da maior feira agropecuária da América Latina, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) comemora seus excelentes resultados. Milhares de pessoas, entre sócios, simpatizantes, criadores, autoridades e visitantes da feira passaram pelo estande localizado junto ao pavilhão dos bovinos de corte. Entre compromissos oficiais, negócios e trocas de experiências, uma pausa para as confraternizações regadas à Carne 100% Certificada Hereford.

“Temos um mercado promissor para as raças nos próximos cinco anos. Produtores de todos os lugares do Brasil e da América estão em busca de Hereford e de Braford. Vamos pintar o resto do Brasil com rebanhos em vermelho e branco”, sintetizou o presidente da ABHB, Luciano Sperotto Terra. Representações do Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai e Panamá circularam livremente pelas dependências do estande. Todos muito atentos ao grande momento da raça no Brasil e fora dele. “Somos referência quando o assunto é pecuária e qualidade da carne. Isso nos motiva a seguir realizando esse trabalho dinâmico e marcado pelo diálogo”, justificou o CEO da ABHB, Fernando Lopa.

Com um acréscimo de 20% no número de animais a galpão e de expositores levados à Expointer, os exemplares apresentados nesta edição foram de excelente qualidade, com a presença de animais já premiados em edições anteriores, a disputa foi acirradíssima. Confira a lista completa de vencedores e outras notícias no site www.abhb.com.br

ACORDOS INTERNACIONAIS

O grande desempenho das raças também motivou a assinatura de um acordo de cooperação para exportação de sêmen de touros ganhadores da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e tops do sumário PampaPlus com a Colômbia, bem como a visita do Embaixador do Panamá, Edwin Emilio Vergara Cárdenas, à direção da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) no Brasil. Com apenas 1,7 milhões de cabeças de gado e o desejo de se tornar competitivo no mercado global, o Panamá – que hoje exporta a carne oriunda de gado leiteiro para o Japão – quer fomentar a qualidade genética da pecuária no país.


ABHB pinta o Brasil com rebanhos em vermelho e branco

Com a participação de diversos expositores e eventos direcionados para toda a cadeia produtiva da carne, a Feira de Reprodutores & Genética MS, realizada entre os dias 8 e 13 de setembro em Campo Grande/MS, buscou promover a utilização da genética de forma prática na pecuária do Brasil, do melhoramento dos animais e consequentemente do produto final, a carne. A delegação da ABHB esteve presente e foi composta pela coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB, Thais Pires Lopa, pela gerente de Marketing, Jaqueline Teixeira, pela gerente e pelo supervisor do Programa Carne Pampa, Fabiana Freitas e Raoni Gonçalves, respectivamente, e pelo diretor de Marketing Miguel Augusto Barbara.

O grupo foi responsável pelo apoio direto aos sócios criadores Otto Alves, da Cabanha São Bento; Eduardo Soares, da Estância Carcávio; bem como a Estância da Ponta, na realização, no último dia 10, do remate Braford Centro-Oeste, quando foram ofertados 19 reprodutores da raça Braford. O remate, comandado pelo martelo de Fábio Crespo, foi pista limpa com muitos criadores interessados nesse investimento. Os animais atingiram a média superior de R$ 10.500,00.

A Feira foi uma grande oportunidade de divulgação do trabalho feito pela ABHB nas demais regiões. “Participamos de diversos programas no Canal do Boi, com o jornalista Daniel de Paula, divulgando o programa carne pampa e a tabela de fomento que começa a veicular nas plantas do Marfrig no Brasil Central a partir de outubro deste ano”, comemorou Jaqueline Teixeira.

NOTÍCIAS NA PALMA DA MÃO

Uma das últimas inovações da Associação cabe na palma da mão. Estamos falando de um aplicativo para smartphones que já está disponível para download através da Play Store digitando ABHB. A ferramenta foi criada com o objetivo de melhorar e acelerar a comunicação com os associados e demais interessados nas raças HB.

Acompanhe a ABHB e as raças Hereford e Braford também nas principais redes sociais:

www.facebook.com/herefordbraford
https://twitter.com/herefordbraford