Agro Giro

 

PESQUISADORES TRAÇAM O FUTURO DA PECUÁRIA

A 1ª Reunião do Conselho Técnico Nutripura levou para Rondonópolis/MT pesquisadores da Esalq/USP e da Universidade do Kansas (EUA) para discutir tendências. Chegaram à conclusão de que o agro nacional começa a evoluir do plano exclusivamente comercial para a prestação de serviço, com vistas à evolução do sistema produtivo como um todo.

Menos burocracia para o produtor

O Decreto nº 46.813, publicado em agosto, altera o Regulamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para facilitar a vida do pecuarista que leva os animais para feiras, leilões e exposições. Agora, o criador não precisa expedir duas notas fiscais para o transporte (uma de ida e outra de retorno). Em caso de fiscalização, basta que se apresente a Guia de Transporte Animal (GTA).

Rondônia tem fazenda-modelo em sustentabilidade

A Fazenda Don Aro, na cidade de Machadinho d’Oeste, enfrentou sérios problemas com a degradação, mas com uma renovação de pastagem promovida com auxílio da integração lavoura-pecuária obteve um aumento de 17,5% no peso ao desmame dos animais, permitindo ganhos adicionais entre R$ 140 e 170 por cabeça, além de faturar com o cultivo de arroz. Na safra 2014/2015, colheu 20.050 sacas em 385 ha.

Embrapa abre banco genético para conservar raças comerciais

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília/ DF, está oferecendo aos pecuaristas brasileiros uma oportunidade inédita no País: a possibilidade de conservar material genético (sêmen e embriões) de raças comerciais de animais de interesse zootécnico congelados em botijões de nitrogênio líquido (a 196º abaixo de zero) com total segurança e tecnologia de ponta. E o mais importante, sem custos.

“O Brasil não está preparado para suspender vacinação contra aftosa”

“A defesa sanitária não sofrerá cortes. Trata-se de uma área prioritária para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem na sanidade um pilar do sucesso das exportações brasileiras de carnes, afirma o titular da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Décio Coutinho. Em relação à febre aftosa, ele disse que é preciso avançar ainda mais no controle da doença antes de pensar na suspensão da vacinação.

PIB da pecuária aumenta 10,5% em três anos

A cadeia produtiva da pecuária no Brasil gerou ao PIB mais de R$ 380 bilhões em 2013, um aumento de 10,5% em comparação a 2010. Esse número faz parte do Perfil da Pecuária no Brasil, relatório desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, com projeções da Agroconsult.

Programa recebe doação de 11,5 milhões de euros

O Instituto Centro de Vida anunciou que o Novo Campo, iniciativa de pecuária sustentável no estado do Mato Grosso, recebeu um investimento milionário do fundo climático “Althelia Climate Fund”. Esse é o primeiro investimento privado internacional feito a um programa dirigido à produção de carne sem desmatamento. O projeto busca melhorar o desempenho econômico, social e ambiental das propriedades rurais.