Notícias do Charolês

 

Charolês desembarca na Expointer com muito otimismo

O Charolês chega à Expointer deste ano dentro de um ambiente de grande otimismo, baseado em recentes sinalizações do mercado que apontam para uma tendência de aumento da participação da raça na pecuária nacional.

Em um cenário no qual o avanço de cultivos agrícolas atinge progressivamente áreas tradicionalmente ocupadas pela pecuária, palavras como eficiência e competitividade são cada vez mais lembradas por pecuaristas e profissionais do setor. São necessários animais rústicos e com boa adaptação para serem criados em ambientes pouco favoráveis e que ao mesmo tempo tenham uma resposta superior em sistemas de terminação mais intensivos. Nesta conjuntura, o Charolês apresenta-se como uma alternativa imbatível de incremento de rentabilidade com animais de carcaças pesadas e bem acabadas e mais valorizadas, tanto nas cruzas com raças zebuínas quanto nas com raças britânicas e suas sintéticas.

Além das tradicionais qualidades do Charolês, agora a raça conta com um programa de Carne Charolês Certificada, que chega a bonificar o produtor em até 10% sobre o preço de mercado. Hoje, esse programa está atuando apenas em Santa Catarina, mas estamos trabalhando para que em breve seja expandido para outros estados do país.


Americano é jurado

O jurado do Charolês na Expointer 2015 será Robert Williams, um pecuarista com extensa experiência de campo e com graus de MSc e Ph.D. (mestre e doutor) em Reprodução e Genética em Gado de Corte pela Universidade da Geórgia.

Williams fez parte até este ano da diretoria da American International Charolais Association (AICA) como diretor de Melhoramento Genético e Programas de Marketing Exterior.

Ele já atuou como jurado na Feicorte 2012, sendo muito elogiado pelo trabalho realizado na ocasião.

Sucesso nos leilões realizados projeta boa comercialização

Na esteira do êxito dos recentes leilões da raça no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é esperada uma grande procura e uma boa comercialização dos reprodutores apresentados na Expointer no leilão de 02/09 e nos boxes. O que se tem verificado é uma valorização crescente, como se pode observar nos resultados de alguns dos mais tradicionais remates realizados desde o início do ano, apresentados a seguir:


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_383/noticias+do+charoles_3.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439