Agro Giro

 

Perante Obama, Dilma promete reflorestamento

O governo brasileiro reafirmou com os EUA a intenção de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e comprometeu-se a reflorestar 12 milhões de hectares até 2030. Em comunicado conjunto divulgado, o Brasil compromete-se a implementar políticas com vistas à eliminação do desmatamento ilegal.


Brasil ganha abertura nos EUA e no Japão

As aguardadas exportações de carne bovina não processada do Brasil para os Estados Unidos devem começar a ocorrer em agosto, projetou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. A ministra sinalizou também a abertura do mercado japonês para carne bovina processada e in natura do Brasil, em troca de abertura para o gado Kobe.


I Simpósio de Enfermidades Clínicas de Ruminantes na Unesp

De 28 a 30 de agosto, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, de Botucatu/SP, abordará temas como afecções respiratórias em bezerros, impacto das clostridioses na bovinocultura brasileira, principais doenças hereditárias em ruminantes e manejo de recém-nascidos, entre outros.


“Dia do Produtor” é criado para levar informação a exposições agropecuárias

A Sociedade Rural Brasileira e a Verum, empresa organizadora de eventos voltados para o setor agropecuário, idealizaram o “Dia do Produtor”. Não se trata de uma data específica, mas uma série de workshops em diferentes locais do Brasil. A próxima edição será na Expovale, no dia 12 de agosto, em Juara/MT. Em pauta, sucessão familiar, gestão de pessoas, integração lavoura-pecuária, genética e nutrição.


Frigoríficos fecham 44 plantas em seis meses

Com o intuito de estancar perdas e ajustar a capacidade à oferta de matéria- -prima, frigoríficos paralisaram 44 plantas e demitiram milhares de trabalhadores, ampliando ainda mais a concentração no segmento. As paralisações e fechamentos centraram-se nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a capacidade de abate foi reduzida em 17% e 23%, respectivamente.


Exportações de carne bovina somam US$ 2,7 bilhões no 1º semestre

Foram embarcadas mais de 656 mil toneladas de equivalente-carcaça. Os destaques em crescimento foram Egito, com 25% de aumento em faturamento e 28% em volume; e Estados Unidos, que comprou 83% mais carne industrializada, representando um crescimento de 61% no faturamento. O fim de embargos e abertura de mercados foram os grandes destaques no período.


Secretaria de Agricultura paulista disponibiliza linha de crédito para turismo rural

Os mantenedores de propriedades destinadas ao turismo rural podem ter acesso a uma linha de crédito até R$ 200 mil para investir em melhorias de espaços para visitação pública. A linha possui juros subsidiados por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap).