Notícias do Hereford e Braford

Prova de Avaliação a Campo HB revela excelentes resultados

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, realizou no dia 2 de junho o Dia de Campo para apresentação dos resultados da Prova de Avaliação a Campo (PAC) com os reprodutores dos mais respeitados criatórios de Hereford e Braford do País, avaliados sob o mesmo manejo e condições ambientais. Só participam os tourinhos selecionados entre os top 40% na avaliação de desmama dos programas de avaliação genética homologados pela ABHB.

Na 11ª edição da prova na raça Hereford e 20ª da raça Braford, a PAC HB é pioneira entre as provas de ganho de peso no Brasil e, neste ano, foram sete meses de pesagens alternadas em 28 dias, que contaram com a participação de 18 touros Hereford e 20 Braford de 15 criatórios.

Com muitos anos de seleção genética, a Estância Guatambu, propriedade do criador Valter Pötter, venceu a PAC em cinco posições, sendo os três primeiros lugares na raça Hereford e o segundo e o terceiro lugares na raça Braford. “Trabalhamos com programa de melhoramento genético há muito tempo por seleção de características produtivas, as quais são avaliadas na PAC, e os animais selecionados na propriedade com esses destaques vieram aqui e comprovaram isso nas posições que ficaram nas duas raças”, explica.

Durante a avaliação, os animais foram submetidos a campo nas mesmas condições, no mesmo período, lugar, temperatura e alimentação. Para o vencedor da prova na raça Braford, o proprietário da Estância Luz de São João, Celso Jaloto, “isso possui uma grande importância para mim e, também, para o produtor em si, o qual pode fazer uma avaliação de como está a sua genética, onde pode melhorar, de que forma os seus animais, ao serem comercializados, serão agregadores de genética nos diversos rebanhos do estado”, enfatiza.

Entre as novidades desta edição, após o encerramento da prova, houve a realização do Teste de Consumo Alimentar Residual (CAR) – devido a uma emenda parlamentar implantada pelo Deputado Afonso Hamm (na qual as verbas para esse teste foram liberadas) – e o Perfil de DNA genotipado, com o objetivo de aumentar a gama de informações.

Santa Catarina torna-se mais um estado certificador de carcaças Hereford e Braford

O início da certificação de carcaças das raças Hereford e Braford no estado de Santa Catarina é um passo muito importante para a solidificação da expansão dos caras brancas no território nacional, já que a região possui uma pecuária relativamente pequena, porém bastante intensiva e tradicional.

No dia 16 de maio foi oficializado no estado, no Sindicato Rural de Lages, o início da certificação de carcaças HB. Essa parceria é realizada através do Programa Carne Pampa, que faz parte da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Estiveram presentes no evento o vice-presidente da ABHB, Edson Ribeiro Colombo, o gerente do Programa Carne Pampa, Alfredo Drissen, e o proprietário do frigorífico São João, Laercio Espindola.

A raça Hereford é criada já há bastante tempo nos campos catarinenses, porém, a Braford cresce a cada ano e os seus novilhos são os mais procurados e valorizados pelos terminadores.

De acordo com Drissen, “no âmbito de carne de qualidade, o estado é bastante promissor, pois possui um dos maiores PIBs relativos do País, fator que eleva a porcentagens de pessoas dispostas a consumir um produto de qualidade superior”, destaca.

A ABHB acredita na pecuária catarinense e sente-se muito honrada em iniciar as certificações no estado através do Programa Carne Pampa. De acordo com o gerente do Programa Carne Pampa, “esta parceria é muito importante do ponto de vista da expansão do programa de carne para todas as regiões do Brasil”, finaliza.

Os abates serão realizados a partir do mês de julho no Frigorífico São João e as bonificações chegarão a até 10%.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_381/notc_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439