Falou

 

Inovação e segurança

O diretor da Romancini Troncos & Balanças, Milton Romancini, apresenta os diferenciais da empresa

“Desde a fundação, em 1969, somos referência sul-americana em qualidade, durabilidade, assistência técnica especializada e tecnologia”

Revista AG – De que maneira os produtos da Romancini podem favorecer a segurança no manejo dos funcionários, bem como o bem-estar do rebanho?

Milton Romancini - Pesquisamos e desenvolvemos com base nas normas do Ministério do Trabalho e Emprego. Para equipamentos da linha manual, atendemos a NR17-Ergonomia e a NR31-Segurança no trabalho rural. No caso dos equipamentos da linha automação, além dessas citadas, também atendemos a NR10-Segurança nos acionamentos elétricos e NR12- Acionamento à distância. Proporcionamos, dessa forma, total segurança e conforto para o operador desempenhar sua função. A Romancini também acompanha os estudos do princípio de comportamento animal aplicada aos bovinos (Etologia), bem como os avanços e exigências para o bem-estar animal. Sabemos que animais trabalhados de maneira errada perdem peso, sofrem contusões e isso é prejudicial ao pecuarista.

Revista AG – Aliás, o agronegócio moderno também demanda por produtos com baixo custo operacional e financeiro. Sendo assim, a Romancini dispõe dessas características na sua ampla lista de equipamentos?

Milton Romancini - Possuímos o maior mix de produtos do mercado, capaz de atender desde a pequena propriedade até os grandes confinamentos. Possuímos balanças e troncos de contenção em diversos modelos de acionamentos: dois prendedores de pescoço ou um prendedor de pescoço com prolongador, contentores laterais, prendedor de vazio, protetor contra coice com abertura do lado oposto ao operador, com portão de entrada com comando à distância e portão de saída em duas folhas. O kit castração e o sistema de pesagem eletrônica são opcionais. Seja na linha manual, seja na linha automatizada, os equipamentos Romancini oferecem o melhor custo x benefício, reduzindo consideravelmente a quantidade de mão de obra. Nosso trabalho de pós-venda constatou que em 100% das novas aquisições os clientes conseguiram remanejar funcionários para outras funções e ainda aumentaram o volume de animais trabalhados. Pode ser comprovado através de diversos relatos de clientes publicados em www.romancini. com.br/empresa/depoimentos

Revista AG – Nestes 46 anos de história da companhia, que produtos na linha de Troncos e Balanças impulsionaram a expansão na América Latina?

Milton Romancini - Desde a fundação, em 1969, somos referência sul-americana em qualidade, durabilidade, assistência técnica especializada e tecnologia. Esse conjunto de fatores elevou a empresa a ser líder do mercado no seguimento de troncos e balanças para pecuária. Equipamentos com diferentes características e especificações técnicas para determinado trabalho de manejo possibilitam atender a diferentes raças de animais e ajuda o cliente a encontrar o melhor custo x benefício. Podemos citar como exemplos a pescoceira e vazieira tipo tesoura, as pescoceiras deslizantes côncavas tubulares emborrachadas, os contentores laterais com abertura para acesso a toda parte do corpo do animal e o tronco eletro-hidráulico, entre muitos outros equipamentos, inclusive citados anteriormente. De acordo com pesquisas nacionais e internacionais, a Romancini é a primeira fabricante que aplica a tecnologia eletro-hidráulica em troncos de contenção para bovinos. Contudo, também é o único equipamento da categoria automatizada que possibilita ajustagem da pressão/força ao manejar o rebanho. Sintetizamos alguns desenvolvimentos pontuais, embora pudéssemos citar algumas centenas de dispositivos e outros aparelhos.

Revista AG – Após a compra de um Tronco Pneumático, por exemplo, como são feitos os procedimentos de assistência técnica ao pecuarista?

Milton Romancini - Preocupamo- -nos muito com a assistência técnica, tanto que não a terceirizamos. Todo o trabalho é efetuado por técnicos treinados direto da fábrica. Em nossa malha logística, possuímos técnicos efetuando entregas e assistência em todo o Brasil, tanto para linha manual quanto na linha automação. Especificamente na linha automação, os troncos pneumático e eletro-hidráulico, por serem equipamentos geralmente instalados em grandes confinamentos, processam algumas centenas e, em alguns casos, até milhares de animais por dia. Contudo, necessitam de manutenções preventivas. Em nosso sistema de assistência técnica, entramos em contato com o cliente para agendarmos revisões e manutenções, geralmente nos períodos quando o trabalho dos confinamentos é menor.