Falou

 

Solidez a serviço da nutrição

O diretor Comercial da Azevedo Bento, Darcy Silveira, fala sobre os caminhos trilhados pela centenária companhia gaúcha

“A Azevedo Bento tem uma sólida história no mercado de nutrição animal, sendo precursora no RS em suplementos minerais, com investimentos em tecnologia e pesquisa”

Revista AG – Como manter com vigor a história familiar da Azevedo Bento depois de 160 anos de atividades?
Darcy Silveira -
A Azevedo Bento tem uma sólida história no mercado de nutrição animal, sendo precursora no Rio Grande do Sul em suplementos minerais, com investimentos em tecnologia e pesquisa. Atuamos em paralelo à demanda do mercado, aumentando nossa linha de produtos, investindo em equipe técnica e convênios com universidades, grupos de pesquisa e associações de raças, o que nos tornou uma empresa líder em nosso segmento. Excelência em atendimento, satisfação dos clientes e garantia de bons resultados no campo são a filosofia atual da Azevedo Bento.

Revista AG – Onde está o maior foco da Azevedo Bento nos produtos na nutrição animal?
Darcy Silveira -
O foco está na orientação correta dos produtos conforme categoria animal, época do ano, tipo de pastagem e manejo correto da suplementação mineral, garantindo maior desempenho e melhores resultados obtidos pelos clientes. Estamos trabalhando incessantemente com nosso setor de qualidade na rastreabilidade dos produtos, que inicia na escolha de matérias-primas de fornecedores que apresentem todos os requisitos exigidos pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF), documentando todo processo de produção. Com isso, nos certificamos para levar ao mercado produtos de qualidade.

Revista AG – E quais são os produtos carros-chefes para gado de corte e leite?
Darcy Silveira -
Os produtos que possuem maior volume de vendas ainda são os prontos para uso. Mas o maior crescimento, acompanhando a tendência de mercado, está sendo em cima dos produtos proteinados e proteicos – energéticos.

Revista AG – A empresa oferece consultoria para orientar os produtores a obter o melhor resultado no uso dos seus produtos? Qual seria esse serviço?
Darcy Silveira -
Sim, a empresa oferece orientação técnica aos produtores, garantindo, assim, a melhor utilização de nossos produtos e garantia nos resultados esperados. A empresa possui departamentos técnicos com veterinários e técnicos agrícolas especializados em nutrição animal que realizam visitas às propriedades, prestando serviços como treinamentos de mão de obra, indicações de produtos, palestras a grupo de produtores e acompanhamento dos resultados a campo. Temos um convênio com a UFRGS (Nespro), com apoio técnico e de pesquisa, que vai desde a fabricação até a utilização a campo de nossos produtos. Nossa equipe está treinada para realizar programas de suplementação mineral adequando as necessidades conforme a época do ano e a categoria animal. Esses planejamentos garantem os melhores resultados aos nossos clientes.

Revista AG – A ampliação da planta localizada em Porto Alegre/ RS está nos planos da empresa?
Darcy Silveira -
Temos projeto para construção de nova unidade, ainda estamos na fase da escolha do local. Plano de ampliação de negócios e portfólio de produtos é amplamente debatido em nossa gestão.

Revista AG – A suplementação de vacas no pré-parto merece atenção especial?
Darcy Silveira -
Sim, é nessa época em que são obtidos os melhores resultados em custo-benefício na suplementação mineral, onde a exigência nutricional da vaca é menor, e com uma suplementação proteica durante o inverno, e no pré-parto com a utilização de produtos específicos para reprodução, atingem-se os índices produtivos esperados de produção.

Revista AG – Teremos lançamentos da empresa nos próximos anos?
Darcy Silveira -
Os lançamentos de produtos pela empresa estão baseados nas tendências de mercado e sustentados pelas necessidades dos produtores rurais na intensificação de seus sistemas de produção. Para os próximos anos, manteremos essa linha de trabalho, sempre buscando atender essa demanda de mercado.