Na Pista

 

Circuito 100% PMGZ leva para Recife palestras e case de sucesso

A capital pernambucana recebeu a segunda etapa do Circuito 100% PMGZ, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O evento ocorrido em 26 de fevereiro procurou o diálogo com pecuaristas e técnicos ligados à produção de gado do estado, apresentando cases importantes e opinião de especialistas sobre o melhoramento genético bovino.


RN exporta Guzerá para o Senegal

Novamente o zebuíno milenar Guzerá faz história no Brasil. Em 5 de janeiro, aconteceu a primeira exportação de gado em pé da raça para o país africano. A missão não foi fácil, necessitando de ajuda do Governo do Estado para vencer os entraves sanitários, atrasos e negociações infindáveis, segundo informações da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB).

Ao todo, 178 animais da raça Guzerá foram embarcados vivos para o Senegal, sendo adquiridos diretamente pelo governo senegalês. A aquisição dos animais faz parte de um programa de importação de banco genético para melhoria da qualidade do rebanho africano.

Em linhas gerais, o Senegal compra os bovinos por meio de agentes selecionados e os distribui entre municípios e criadores para viabilizar o melhoramento genético dos plantéis. Para os representantes senegalenses, a opção pela raça levou em consideração o fato de o gado Guzerá ter se adaptado muito bem ao clima do semiárido nordestino brasileiro, que é semelhante às condições climáticas da África.

Os pecuaristas potiguares responsáveis pela transação comercial inédita são Camillo Collier Neto e Geraldo Alves Silva, dos criatórios Guzerá Reilloc e Guzerá GA. As informações são de Sayonara Umbelino.


“É hora de deixar as exposições de gado”

A afirmação é de Tom Gubbins, um dos líderes da pecuária australiana. Ele afirma que é tempo de deixar as exposições para se dedicar aos EBVs (Valores Genéticos Estimados), se o país quiser competir com os produtores de carne branca. “As exposições já não têm qualquer relevância para a indústria da carne bovina”, assinala Gubbins.


Definidas as datas do Circuito ExpoCorte

O circuito terá início em Cuiabá/MT, nos dias 11 e 12 de março. As próximas etapas são em Campo Grande/MS, em 29 e 30 de julho; Uberaba/ MG, em 24 e 25 de setembro, como parte da programação da Expoinel Nacional; Araguaína/ TO, nos dias 29 e 30 de outubro; finalizando em Ji-Paraná/RO, nos dias 25 e 26 de novembro.


AMCN premia Ranking Mineiro

A Associação Mineira dos Criadores de Nelore realizou a entrega de troféus para os melhores classificados do Ranking Regional Mineiro. O ranking contabiliza as exposições agropecuárias regionais oficializadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil em todo o estado. Pedro Venâncio Barbosa é o Melhor Criador e Melhor Expositor.


Warning: getimagesize(/revistas/ag/imagens/id_370/na+pista_1.jpg) [function.getimagesize]: failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/a/fb/47/edcentaurus/public_html/edcentaurus/application/controllers/AgController.php on line 439