Ovinos/Caprinos

 

Kit para controle de verminose

Produtores do município de Tauá/ CE receberam um kit para auxiliar o controle de verminoses em caprinos e ovinos. Um total de 200 exemplares do kit, que contém instrumentos como pistola para aplicação de vermífugos e cartão Famacha foi distribuído pela Embrapa Caprinos e Ovinos em quatro dias de campo promovidos pelo programa Rota do Cordeiro.


Curso de Gestão Econômica

Está agendado para o dia 22 de maio o curso de Gestão Econômica da Ovinocultura, no campus da ESALQ/USP, em Piracicaba/SP. Serão abordados temas como desafios da ovinocultura, análise de mercado, sistemas de produção e ferramentas para o gerenciamento da atividade. Mais informações no site www.pecege.esalq.usp.br ou pelo telefone (19) 3377-0937.


Leilão DNA Sergipe 2015

A Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos promove, no dia 17 de março, o Leilão DNA Sergipe 2015. O evento iniciará às 19h, no Parque de Exposições de Aracaju/ SE. Estarão em pista animais Santa Inês e Dorper. Mais informações no site www.agresteleiloes.com.br.


Feiras de Verão

O calendário de verão é agitado para a ovinocultura no Rio Grande do Sul. Em janeiro, o estado foi palco de tradicionais eventos, como a 17ª Mercotexel, em Santana do Livramento, e a 31ª Feovelha, em Pinheiro Machado. Em fevereiro, é a vez da 1ª Feira de Ovinos de Verão de Pelotas, no dia 21, e da 42ª Exposição Estadual de Ovinos Meia Lã, em Jaguarão, entre 27 de fevereiro e 1º de março.


Qualidade da lã

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) entregou à Cooperativa de Lã Tejupá, de São Gabriel/RS, e ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arrio Grande/RS, cinco máquinas tosquiadeiras. A ação faz parte de um projeto de desenvolvimento de mão de obra capacitada em esquila tally-hi. A formação de esquiladores objetiva a qualidade da lã das principais raças produtoras: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, e Romney Marsh.


Sucesso no Dorper

Um dos eventos que movimentou o final de 2014 para a ovinocultura brasileira foi a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper, em Salvador/BA. A comercialização de animais superou R$ 1 milhão, e cerca de 700 exemplares inscritos por quase 40 expositores participaram dos julgamentos.


Nacional Ile de France

A Associação Brasileira de Criadores de Ile de France (ABCIF) realizará a exposição nacional da raça em Londrina/PR, entre os dias 15 e 17 de abril. São esperados criadores de estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Mais informações no site www.iledefrance.org.br.


Cordeiro gaúcho

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) lançou o Selo Cordeiro Gaúcho, que integra o Programa de Desenvolvimento da Ovinocultura Gaúcha, executado em parceria com a Secretaria da Agricultura. A adesão ao projeto pode ser individual ou por meio de grupos de produtores. A Arco será a entidade certificadora, que acompanhará todo o processo de produção, desde a propriedade até o mercado.